Membros do PMDB aprovaram, em convenção nacional extraordinária nesta terça-feira (19), a mudança do nome da legenda, com a retirada […]
Em convenção nacional, PMDB muda de nome e passa a se chamar MDB
Membros do PMDB aprovaram, em convenção nacional extraordinária nesta terça-feira (19), a mudança do nome da legenda, com a retirada da letra “P”, que significa a palavra ”partido”. Com isso, a legenda volta a ser chamada pelo nome original, MDB – Movimento Democrático Brasileiro.
Em agosto, o presidente da legenda, senador Romero Jucá (RR), já havia anunciado a intenção de alterar o nome. Na época, ele afirmou que o objetivo da mudança era ”ganhar as ruas”. Para oficializar a decisão, era necessário o aval dos peemedebistas, em votação feita em convenção nacional.
“O MDB seguirá no rumo da mudança que nos transformará novamente em um grande e novo movimento. Não é uma volta para o passado, mas um passo gigantesco para o futuro”, disse Jucá, em discurso durando convenção do partido.
Durante uma entrevista, Jucá disse que a volta ao MDB não é “para esconder” eventuais irregularidades da sigla, que sofre com o desgaste da imagem por conta dos inúmeros processos judiciais envolvendo nomes de peso do partido.
“Qualquer coisa que seja investigada será respondida e cada um é, individualmente, responsável por aquilo que tenha feito de equivocado. O partido não tem nada a ver com isso, está tranquilo e vai disputar as eleições de cabeça erguida. Não temos nenhum tipo de vergonha”, alegou.
Segundo a assessoria do parlamentar, a mudança de nome vai ser comunicada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Como o Judiciário entrará em recesso, a Justiça Eleitoral só deve oficializar a alteração em fevereiro.
*Com informações da fonte: Portal G1