Embora a data oficial das eleições nos EUA seja 5 de novembro, mais de 48 milhões de votos já foram […]

Eleições Americanas 2024: Recorde de votos antecipados, tensões em alta e campanha bilionária
Embora a data oficial das eleições nos EUA seja 5 de novembro, mais de 48 milhões de votos já foram depositados, mostrando um crescente interesse da população na que já é considerada “a eleição mais importante da história recente”. Entre os 244 milhões de eleitores aptos, muitos preferiram o voto pelo correio, intensificando um cenário de alta polarização. Em episódios tensos, duas urnas foram incendiadas nos estados de Oregon e Washington; as autoridades, no entanto, garantem que os votos afetados serão restaurados.
A reta final dos candidatos
Os Republicanos apostaram em um comício de Trump no Madison Square Garden, em Nova York, onde o público lotou a arena e milhares acompanharam do lado de fora. Kamala, por sua vez, discursou em Washington, mobilizando personalidades como Beyoncé em eventos decisivos para a campanha.
Campanha bilionária e pesquisas acirradas
Já considerada a campanha presidencial mais cara da história americana, foram gastos quase US$ 16 bilhões em eventos e propagandas. No último compilado das principais pesquisas, Trump aparece com uma pequena vantagem de 0,4 ponto percentual sobre Kamala. Nos estados-chave, a disputa é apertada, com Trump liderando em 4 de 7 swing states, muitos com margens menores que 1%, prometendo uma eleição acirrada até o último voto.
