O ano de 2024 ainda nem começou, mas promete fortes emoções no cenário político, devido às eleições municipais que devem […]

Foto: Câmara/Semcom/Aleam

Eleições 2024: projeções e possíveis candidatos para Prefeitura de Manaus

O ano de 2024 ainda nem começou, mas promete fortes emoções no cenário político, devido às eleições municipais que devem aquecer os ânimos no Brasil. Em Manaus, não será diferente. No pleito do próximo ano, o prefeito David Almeida (Avante) buscará a reeleição e terá a concorrência de possíveis rivais que já são apontados como prováveis candidatos ao maior cargo do Executivo Municipal.

Nos cenários projetados, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) se destaca como principal candidato a Almeida, conforme pesquisa realizada em novembro pelo Instituto Direto ao Ponto Pesquisas.

Segundo a pesquisa, o prefeito David Almeida lidera as intenções de votos com 29,3%, seguido por Amom, com 24,2%. Na terceira posição está o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), Roberto Cidade (UB), com 8,9%, seguido pelo Coronel Menezes com 8,9%, Alberto Neto (PL) com 7,5%, e Zé Ricardo (PT) com 6,3%. A porcentagem de brancos e nulos soma 8,9%, enquanto 4,5% não souberam opinar.

Em um cenário espontâneo, o prefeito atual aparece com 18,2%, Amom Mandel com 5,7%, e Roberto Cidade com 1%. Coronel Menezes e Eduardo Braga aparecem empatados, cada um com 0,9% das intenções de voto, Alberto Neto e o ex-prefeito Arthur Virgílio Neto somam 0,6% cada. Cerca de 68,2% não souberam opinar. Entre nulos e outros candidatos, o total foi de 3% e 0,9%, respectivamente.

A pesquisa foi realizada por entrevistadores treinados pelo Instituto Direto ao Ponto Pesquisas. Foram checados, no mínimo, 30% dos questionários de cada pesquisador por supervisores de campo e, posteriormente, por conferência de áudios gravados dos entrevistados. A base de dados foi processada com SPSS. As entrevistas ficaram restritas à área urbana de Manaus.

Trocas de farpas e parcerias

Recentemente, o clima esquentou entre o prefeito de Manaus e o presidente da ALE-AM. Na ocasião, Roberto Cidade, ao lado do governador Wilson Lima (UB), subiu o tom e disse: “Não é pintando a calçada da Ponta Negra de vermelho que vamos resolver os problemas”. A fala de Cidade referia-se à calçada do local, pintada como parte de uma ciclovia criada pela prefeitura.

Em resposta, David Almeida, segundo críticos, supostamente chamou o presidente da ALE-AM de “vagabundo”.

“Quem está pensando em política (eleição) nesse momento não está trabalhando pelo povo, está vagabundando. Se ouvirem alguém falar em política, é interesse pessoal”, afirmou o prefeito.

Na última semana, com o ensaio de uma aliança entre o governador e Roberto Cidade, o prefeito David Almeida apareceu ao lado de Eduardo Braga, apontado como possível candidato à prefeitura em 2024, para lançar o programa habitacional “Morar Melhor”. Na ocasião, o prefeito elogiou o senador, autor de emendas parlamentares que destinaram recursos do Governo Federal para a política habitacional do município.

“A intervenção do senador Eduardo Braga tem sido fundamental para trazer investimentos para a cidade de Manaus”, elogiou David Almeida.

Ainda estamos em 2023, mas a corrida eleitoral municipal parece já ter iniciado na capital amazonense.

Deixe um comentário