Ciente do momento que vive a capital do Amazonas, devido à pandemia de Covid-19, Dom Sérgio Castriani, arcebispo emérito de […]

Dom Sérgio Castriani envia carta à CMM e pede para que vereadores não aumentem salários

Ciente do momento que vive a capital do Amazonas, devido à pandemia de Covid-19, Dom Sérgio Castriani, arcebispo emérito de Manaus e Membro do Comitê Amazonas de Combate à Corrupção e ao Caixa Dois Eleitoral, enviou, nesta segunda-feira (20), uma carta à Câmara Municipal de Manaus (CMM), pedindo aos vereadores para que não aumentem os salários dos secretários, prefeito e vice, e dos próprios parlamentares. Dom Sérgio entende que neste momento difícil é necessária a colaboração da CMM no combate à crise econômica que atinge a população, especialmente os mais pobres.

“Não me parece justo que a sociedade venha ser onerada por possíveis perdas salariais dos senhores e das senhoras. Politicamente perante à população, ficaria mais bonito não votar qualquer aumento”, afirmou Dom Sérgio Castriani.

Ainda na mensagem, o arcebispo emérito fez um apelo aos parlamentares do município em defesa dos mais pobres. “Apelo aos seus sentimentos cristãos e ao respeito que vocês têm pela população mais pobre que não recebe, ou se recebe é o mínimo, nenhuma ajuda do Poder Público”, afirmou Castriani.

Salário e outros benefícios

O teto salarial do cargo de vereador é R$ 18.991,68, mas esse valor pode oscilar de acordo com o município. O salário do vereador pode variar entre 20% a 75% da remuneração de um deputado estadual. Em Manaus cada vereador recebe cerca de R$ 15.031,76.

Além do salário, os parlamentares  recebem auxílios para gastos com gabinete e verba indenizatória. Eles ainda têm direito a gratificações que podem chegar a 80% do salário.

 

*Com informações de assessoria de imprensa

Deixe um comentário