O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) registrou 966 infrações de trânsito durante ações de fiscalização realizadas entre a […]

Detran-AM flagra 966 infrações em fiscalizações no fim de semana
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) registrou 966 infrações de trânsito durante ações de fiscalização realizadas entre a noite de sexta-feira (09/01) e o domingo (11/01), em todas as zonas de Manaus.
No sábado (10/01), as operações tiveram como foco o combate aos chamados “rolezinhos” e às “adegas”, locais utilizados como ponto de encontro por condutores que praticam infrações. As ações ocorreram principalmente nas zonas leste e norte da capital, com apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).
Segundo o diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes, o objetivo das fiscalizações é promover a segurança viária, prevenir sinistros e garantir o bem-estar da população. Ele destacou que as operações buscam reduzir ao máximo o número de acidentes nas vias da cidade.
Ao longo dos três dias de ação, foram autuados 491 veículos. Além disso, 90 motocicletas e 12 veículos automotores foram removidos. A operação também identificou três motocicletas com placas adulteradas e recuperou um veículo com restrição de roubo ou furto, que foi encaminhado à Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) para os procedimentos legais e posterior devolução ao proprietário.
Entre as principais infrações registradas estão a condução de motocicleta sem capacete de segurança (263 casos), veículos sem equipamento obrigatório (89), dirigir sem habilitação (52), uso de calçados inadequados (46), descarga livre (39), infrações relacionadas à alcoolemia (44) e trânsito pela contramão (20).
O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, ressaltou que a atuação integrada entre os órgãos reforça a segurança pública e contribui para a prevenção de acidentes, além de auxiliar na identificação de veículos envolvidos em ilícitos.
A secretária executiva adjunta de assistência da SES-AM, Mônica Melo, destacou que a participação da pasta nas operações tem caráter educativo, com foco na conscientização dos condutores sobre o uso de equipamentos de proteção e a adoção de comportamentos seguros no trânsito.
Já o diretor técnico do Detran-AM, Wendell Waughan, reforçou que o trabalho tem como principal meta a preservação de vidas. Ele alertou para a importância de não dirigir após o consumo de álcool, do uso correto do capacete por motociclistas e do respeito às normas de circulação, como evitar o tráfego sobre calçadas.
(*)Com informações: Secom
