Familiares de Gracileia Silva Alves Pinto, 53 anos, denunciam o descaso da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Sales no […]

Foto: Divulgação

Descaso: Pacientes denunciam as péssimas condições de atendimento na UPA Campos Sales em Manaus

Familiares de Gracileia Silva Alves Pinto, 53 anos, denunciam o descaso da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Sales no tratamento da mãe, que está internada desde sexta-feira (12) vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ana Paula Alves, filha de Gracileia, de 32 anos, relata que a pressão da mãe está ‘muito baixa’ e os profissionais da unidade de saúde pouco fazem para tentar reverter a situação.

Ana, junto aos demais familiares de Gracileia, deseja transferir a mãe da UPA para o Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, na Zona Leste de Manaus, alegando que a UPA não oferece tratamento adequado para AVC. Ela destaca que outras pessoas que deram entrada junto com sua mãe foram transferidas para outras unidades de saúde, enquanto Gracilei permanece na mesma situação.

”Minha mãe está internada na UPA. Ela deu entrada na internação com AVC, mas lá eles não têm tratamento para a enfermidade. Ela já está há dias lá, acamada e sendo medicada apenas com dipirona. Estamos tentando transferi-la para o João Lúcio, mas não estamos conseguindo. Houve casos de outras pessoas que deram entrada junto com ela e já foram transferidas para o Platão, Delfina e, no caso dela, que é muito delicado, até agora nada,” destaca Ana.

Ainda segundo Ana, apesar da presença de médicos, a organização da UPA é deficitária. Ela alega que pessoas conhecidas dos profissionais são tratadas prioritariamente em detrimento das demais. ”A organização não existe. Chegamos e vemos que quem é conhecido é atendido imediatamente. Pedimos informações e não recebemos nenhuma. Eles não agilizam um médico para fazer logo a transferência da minha mãe,” lamenta.

Outras tentativas

A família já tentou outras formas de conseguir a transferência, indo até o João Lúcio, mas até o momento só obteve a promessa de que conseguirá essa transferência.

”Estamos tentando de todas as formas. Fui ao João Lúcio, mas não consegui falar com ninguém. Cheguei às 11h30 no local, mas não consegui conversar com a assistente social, pois ela estava em intervalo. Consegui contato com uma pessoa próxima ao diretor do hospital, e me disseram que farão o possível para conseguir,” afirma Ana.

Conforme a filha da paciente, o descaso na unidade de saúde é ”total”, e há pessoas com diversas enfermidades compartilhando o mesmo espaço sem nenhum cuidado preventivo.

”É um descaso total o que está acontecendo naquela UPA. Há muitas pessoas com covid, que convivem com outras que estão com pneumonia ou com alguma infecção. Está todo mundo junto no mesmo ambiente,” critica Ana.

O Portal do Minuto está aberto para qualquer pronunciamento e esclarecimento por parte da direção da Unidade de Pronto Atendimento Campos Sales.

Deixe um comentário