Por Moisés Lopes Em Iranduba, a cultura vai muito além da realização de festivais e eventos festivos. Para nós, na […]

Secretário de Cultura, Moisés Lopes (Foto: Assessoria)

Cultura em Iranduba: Muito além de festas, um legado de desenvolvimento econômico

Por Moisés Lopes

Em Iranduba, a cultura vai muito além da realização de festivais e eventos festivos. Para nós, na Secretaria Municipal de Cultura, é fundamental promover uma economia cultural sustentável que gere renda, desenvolvimento e legado real para nossos artistas e comunidades. Nosso município, com forte tradição no artesanato – especialmente nas comunidades dos lagos Januari e Acajatuba – e atividades como a produção de biojoias, mostra que a cultura tem força para transformar vidas e territórios.

Além disso, iniciativas como a oficina de biojoias em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, que garantiram aos artesãos de Iranduba capacitação completa — do manuseio de sementes até gestão e comercialização — resultaram em exposições com venda direta ao público, fortalecendo a economia local . Essas ações demonstram como investir em formação profissional, redes de comercialização e espaços de visibilidade é investir no futuro de nossos artistas.

Outro exemplo de fortalecimento cultural com impacto econômico é o incentivo ao etnoturismo. Desde o mapeamento de atrativos indígenas, como na comunidade Sahu‑Apé, com ações de ordenamento turístico, rodas de conversa e capacitação, até a valorização do turismo rural e gastronômico baseado na produção local de hortifrutigranjeiros – setores que geram emprego e emprego diretamente ligados à cultura

Nosso compromisso é integrar cultura, turismo, educação e economia criativa num projeto de cidade mais próspera, inclusiva e sustentável. Não se trata apenas de festa: cultura é legado, é oportunidade de viver dignamente da arte, e é um ativo estratégico para o desenvolvimento. Em Iranduba, seguimos firmes nesse propósito.

*Moisés Lopes é bacharel em direito e Secretário Municipal de Cultura de Iranduba

 

Deixe um comentário