O setor automotivo brasileiro pode enfrentar uma paralisação em poucas semanas — e o motivo vem de uma disputa geopolítica […]

(Imagem: Volkswagen)

Crise dos chips pode paralisar montadoras no Brasil nas próximas semanas

O setor automotivo brasileiro pode enfrentar uma paralisação em poucas semanas — e o motivo vem de uma disputa geopolítica do outro lado do planeta.

O impasse começou neste mês, quando o governo da Holanda assumiu o controle da subsidiária local da Nexperia, sob a justificativa de proteger a segurança nacional. A empresa é uma das gigantes globais do setor de semicondutores e pertence a um grupo chinês que domina cerca de 40% do mercado mundial de chips.

Em resposta, a China restringiu a exportação de componentes eletrônicos, afetando diretamente o fornecimento de peças essenciais para montadoras em todo o mundo. E o impacto pode ser devastador: praticamente tudo em um automóvel depende de semicondutores. Modelos mais modernos, por exemplo, podem conter entre mil e três mil chips, responsáveis por funções que vão de faróis automáticos a sensores de segurança.

Como o Brasil importa quase todos os chips que utiliza, a crise já acende o alerta na 9ª maior indústria automotiva do planeta. O setor teme um forte impacto na meta de produção de 2,75 milhões de veículos prevista para este ano — um número que pode cair drasticamente se a guerra dos semicondutores se prolongar.

(*) Fonte: The News

Deixe um comentário