São Paulo – O que seria um dia de comemoração terminou em tragédia no sábado (7). Noah Gabriel da Silva […]

Criança de 1 ano morre afogada durante festa de seu próprio aniversário em chácara no interior de SP
São Paulo – O que seria um dia de comemoração terminou em tragédia no sábado (7). Noah Gabriel da Silva Guimarães, de 1 ano, morreu após se afogar em uma piscina durante a própria festa de aniversário, realizada em uma chácara no bairro Loteamento Aracê de Santo Antônio II, em São Carlos, no interior de São Paulo.
De acordo com informações repassadas pelos pais à polícia, após o encerramento da festa, a mãe desmontava a mesa de enfeites enquanto a criança permanecia no colo do pai. Em determinado momento, Noah saiu do colo em direção ao local onde a mãe estava e, segundo os familiares, pode ter seguido até a área da piscina.
Pouco depois, uma tia encontrou o menino submerso na água. Ao perceber a situação, ela tentou puxá-lo pelo braço e o levou até a borda da piscina. Uma convidada da festa ainda realizou as primeiras tentativas de reanimação até a chegada do socorro.
A Polícia Militar foi acionada, mas, ao chegar ao local, a criança já havia sido encaminhada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com apoio do Corpo de Bombeiros, ao Hospital Universitário. No hospital, os policiais foram informados de que o menino não resistiu.
Durante a perícia no local da festa, a polícia constatou que um toldo havia sido abaixado devido à forte chuva, o que teria dificultado a visualização da piscina por quem estava no salão onde ocorria o evento. Também foi informado que não havia câmeras de monitoramento na chácara.
Os pais de Noah compareceram ao plantão policial e, conforme o registro da ocorrência, estavam em estado de choque e visivelmente abalados. Até o momento, não há informações precisas sobre a dinâmica do afogamento, o tempo em que a criança permaneceu na piscina ou a posição exata dos responsáveis no momento do ocorrido.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que a Polícia Civil investiga a morte da criança e que diligências seguem em andamento para esclarecer os fatos. O caso foi registrado como morte suspeita e morte acidental no Plantão Policial de São Carlos.
