Uma criança de 8 anos, que tem hidrocefalia, foi abandonada pela mãe na última quarta-feira (4), em uma quitinete, no […]
Criança abandonada em quitinete será transferida para abrigo; mãe responderá processo em liberdade
Uma criança de 8 anos, que tem hidrocefalia, foi abandonada pela mãe na última quarta-feira (4), em uma quitinete, no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus. Segundo a polícia, a mãe havia saído na noite anterior e só voltou por volta das 12h do dia seguinte. Ela foi presa e conduzida à Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e vai responder o processo em liberdade.
De acordo com a conselheira tutelar Cristiane dos Anjos, a criança será conduzida para um abrigo enquanto a Justiça decide sobre sua guarda.
A menina foi encontrada com as costas cheias de formigas e foi conduzida para o Hospital e Pronto-Socorro da Criança da zona sul e, conforme informações da conselheira, passa bem. A transferência para o abrigo aconteceu porque Cristiane percebeu que tanto os pais, quanto os parentes da menina, não estão aptos a cuidar da criança.

Ao observar a atitude dos parentes, a conselheira notou que há um interesse incomum pelo dinheiro que a garota recebe do INSS por ter hidrocefalia. ”Por conta do benefício, há uma guerra para ver quem vai ficar com a criança. Ela ainda está no hospital, mas já perguntaram pelo cartão do benefício”, disse Cristiane, ressaltando que o acesso dos pais à menina será dificultado uma vez que o recolhimento ao abrigo também serve como medida protetiva.
Segundo informou o hospital por meio de nota, a criança foi encontrada desidratada, em péssimas condições de higiene e desnutrida. Ela passou por pediatria, nutrição, hidratação, cuidados de enfermagem, e segue internada enquanto aguarda a transferência para um abrigo, seguindo as orientações do serviço social da unidade de saúde.
A mãe da garota, de 30 anos, ganhou a liberdade provisória após ser ouvida em uma Audiência de Custódia, nesta quinta-feira (5).
*Informações da fonte: Portal D24am