Na manhã desta quinta-feira (14), o governador do Amazonas, Wilson Lima, comunicou durante live realizada nas redes sociais um novo […]
Covid-19: em novo decreto, governador anuncia toque de recolher no Amazonas
Na manhã desta quinta-feira (14), o governador do Amazonas, Wilson Lima, comunicou durante live realizada nas redes sociais um novo decreto como forma de prevenção à pandemia da Covid-19. No novo decreto, o governador anunciou “toque de recolher”no estado, a partir das 19h até as 6h da manhã.
Só será permitida a locomoção apenas de pessoas que trabalham com serviços essenciais e a venda de produtos farmacêuticos, que acontecerão por meio de delivery. De acordo com Lima, serão mantidos os transportes de produtos essenciais à vida.
“Estamos ampliando as medidas de restrição, visando acima de tudo a proteção da vida das pessoas”, afirmou o governador.
Manaus
De acordo com o novo decreto governamental, não estará proibida a circulação de pessoas que trabalham em áreas estratégicas e especiais. O governador não detalhou como funcionará o toque de recolher e como será feito o controle de acesso na capital.
Os grupos de pacientes que começam a ser transferidos de Manaus para outros Estados, como Goiás, Piauí, Maranhão, Brasília, Paraíba e Rio Grande do Norte, para reduzir a pressão no sistema de saúde da capital e do Amazonas, receberão todo o suporte na viagem, com médicos, assistência social e acolhimento nas unidades.
“Um gesto humanitário dos governadores para acolher nossos irmãos, estendendo a mão para dar esse apoio, num momento tão crítico”, disse Wilson Lima, afirmando ainda que o Planalto está mobilizado para superar, com todos os entes, um dos momentos mais críticos vividos pelo Amazonas.
“Estamos em uma operação de guerra, num Estado que é referência mundial”, falou Wilson Lima.
Mais cedo, o governador reconheceu um apagão no fornecimento de oxigênio, que vinha sendo relatado por profissionais de saúde. E anunciou que pacientes estão sendo transferidos para os cinco Estados citados acima.
*Com informações do Portal do Marcos Santos