A Coreia do Norte disparou nesta sexta-feira cerca de 200 projéteis de artilharia perto de duas ilhas sul-coreanas, descrevendo a […]

Coreia do Norte dispara centenas de projéteis perto de ilhas sul-coreanas, que ordena retirada de civis

A Coreia do Norte disparou nesta sexta-feira cerca de 200 projéteis de artilharia perto de duas ilhas sul-coreanas, descrevendo a ação como uma “resposta natural” às manobras militares realizadas na região pela Coreia do Sul, que acusou seu vizinho de ameaçar a paz. Os disparos, que forçaram Seul a emitir ordens de retirada para a população civil nos locais afetados, são um dos mais graves episódios registrados na Península Coreana desde 2010, quando o Norte bombardeou Yeonpyeong.

Os disparos ocorrem depois de uma série de declarações belicosas do líder norte-coreano, Kim Jong-un, que nos últimos dias ameaçou “aniquilar” a Coreia do Sul e os Estados Unidos. Horas antes, Kim Jong-un havia pedido o aumento na produção de lançadores de mísseis para um possível ‘confronto militar’ com Coreia do Sul e EUA.

A China, que faz fronteira com a Coreia do Norte e é o principal apoio político e econômico desse regime isolado, fez um apelo a todas as partes por “contenção”, pedindo-lhes que “se abstenham de tomar medidas que agravem a tensão, evitem uma nova escalada da situação e que criem condições para a retoma de um diálogo sério”.

“O Exército norte-coreano disparou cerca de 200 vezes hoje, das 9h às 11h (21h às 23h de quinta em Brasília), nas áreas de Jangsan-got, no nordeste da ilha de Bangnyeong, e em áreas ao norte (.. .) da Ilha Yeonpyeong”, informou o Ministério da Defesa sul-coreano em um comunicado.

Deixe um comentário