O jogo eleitoral começa a tomar forma a partir dessa quarta-feira (20) com o início das convenções partidárias, eventos intra-partidários […]
Convenções partidárias dão ritmo de largada na corrida eleitoral no Amazonas
O jogo eleitoral começa a tomar forma a partir dessa quarta-feira (20) com o início das convenções partidárias, eventos intra-partidários onde são oficializadas as candidaturas. Os eventos seguem até o dia 5 de agosto. O A Crítica confirmou com maioria dos partidos as datas previstas para realização dos encontros.
Oficialmente, os candidatos podem realizar manifestações públicas como distribuição de material de campanha, comícios e reuniões para angariar votos, somente a partir do dia 16 agosto.
O supervisor-geral da equipe de fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), Rui Melo, afirma que eventuais transgressões serão observadas pessoalmente pelos fiscais do TRE-AM durante as reuniões das siglas. Manifestações fora do local da convenção como carreatas e comemorações são consideradas crime eleitoral.
“A grande preocupação do tribunal é que esses eventos acabam se transformando em verdadeiros comícios. Tem queima de fogos, ônibus para de alguma forma captar o eleitor para dentro do evento do partido.
Confira as datas:PARTIDO/FEDERAÇÃO DATA PREVISTA
AVANTE 31/ago UNIÃO BRASIL 05/ago MDB A definir PCdoB 23/jul PMB 20/jul PSDB A definir PDT 01/ago PT 30/jul
PL 05/jul PSD 25/jul PSOL 31/jul PSB 04/ago PODEMOS 05/ago PROGRESSISTAS 31/ago REPUBLICANOS 05/ago SOLIDARIEDADE 30/jul NOVO 23/jul CIDADANIA 30/jul REDE 30/jul DC 27/jul ou 30/ago PSC A definir PRTB Ñ terá convenção PMN 02/ago PROS 30/jul.
A reportagem não conseguiu contato com o PCB e o PTB e aguarda o retorno do PSTU e Patriota.
Com informações: A Crítica