Estreou na última sexta-feira (27) a 2º temporada do fenômeno “Stranger Things”. Com a trama cada vez mais tensa e […]

‘Stranger Things’: Conheça a teoria da conspiração por trás da série

Estreou na última sexta-feira (27) a 2º temporada do fenômeno “Stranger Things”. Com a trama cada vez mais tensa e empolgante, a batalha contra o mundo investido e a agência secreta que comanda experimentos para desenvolver poderes psíquicos continua empolgando os milhares de fãs da série mundo a fora. Contudo,  ao que tudo indica, a trama ficcional de suspense pode ficar mais interessante: segundo o site Thrisllist, a série foi baseada em uma teoria da conspiração sobre um suposto projeto do governo americano durante os eventos da Segunda Grande Guerra.

O Projeto Montauk foi acusado de ser uma série de projetos secretos do governo dos Estados Unidos realizado em Camp Hero ou Air Force Station em Montauk, Long Island com a finalidade de desenvolver técnicas de guerras psicológicas e investigações exóticas, incluindo a viagem no tempo, viagem no hiperespaço, invisibilidade a luz visível, infravermelha e radar, algo semelhante ao que enfrenta Eleven na trama, uma das vítimas do experimento secreto. Devido à falta de evidências para apoiar grupo de hipóteses, os críticos argumentam que o Projeto Montauk não passa de uma teoria da conspiração ou apenas uma lenda urbana.

Foto: Reprodução

A teoria conta que os experimentos teriam sido realizados em Camp Hero, na Força Aérea de Montauk, em Long Island, e estariam ligados ao Experimento Filadélfia, que teria tornado invisível o destroyer de escolta USS Eldridge, em outubro de 1943. Nesse sentido, a causa da invisibilidade pode ser, na verdade, uma viagem no tempo.

Voltando à trama de Eleven e seus amigos, algumas características no roteiro dos irmãos Duffer reforçam essa relação: antes de se chamar “Stranger Things”, o título original anunciado em 2015 pela plataforma de streaming era Montauk. Além disso, a sinopse original também sinalizava uma inspiração nessa teoria, com “um mistério extraordinário envolvendo experimentos governamentais secretos, forças terroristas aterrorizantes e uma garota muito estranha”.

A história do Experimento Filadélfia chegou às telas Hollywood bem antes de ”Stranger Things” com o título “The Philadelphia Experiment, precisamente no ano de 1984, coincidentemente, ano de nascimento dos escritores da série. Teóricos dessa conspiração,  afirmam que o Projeto Filadélfia teve a participação direta de ninguém mais ninguém menos que Albert Einstein. A ideia era tornar o navio destróier USS Eldridg invisível tanto ao radar quanto aos olhos óticos, para isso seria utilizada a Teoria do Campo Unificado de Einstein. Usando a teoria, eles iriam tentar curvar a luz e esta daria a volta no navio, fazendo com que os torpedos passassem em volta e não o detectassem.

A história dos experimentos inspirou Preston Nichols a escrever “The Montauk Project: Experiment in Time” (O Projeto Motauk: experimentos no tempo), o primeiro livro de uma série de outros que tornaram popular a teoria da conspiração.

Caso você seja fã de ”Stranger Things” e não se importa com spolier, aí vai uma dica: a série é provavelmente baseada nas obras de Nichols e se quiser saber os rumos que a história tomará, os livros dão pistas instigantes acerca do futuro da trama.

 

*Com informações do Portal: Exame

Deixe um comentário