O dia 8 de dezembro é considerado um feriado estadual no Amazonas, por ser a data da comemoração do Dia […]

Foto: Eliana Nascimento/G1 Amazonas

Conheça a história de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira do Amazonas

O dia 8 de dezembro é considerado um feriado estadual no Amazonas, por ser a data da comemoração do Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira de Manaus e do Estado do Amazonas.

A devoção à Nossa Senhora da Conceição data de 1659 e foi trazida ao Amazonas pelos Missionários Carmelitas. A festa da Imaculada Conceição foi inserida no calendário litúrgico da Igreja Católica em 1477, pelo Papa Sisto IV. Em relação ao Dogma da Imaculada Conceição, que se refere à concepção divina de Maria e, na visão católica, sua consequente preservação do pecado original, só foi proclamado em 08 de dezembro de 1854, pelo Papa Pio IX.

Além de ser padroeira do Amazonas, Nossa Senhora da Conceição também é padroeira de Portugal e dos Estados Unidos. No Brasil, cerca 533 paróquias recebem o nome da Virgem Imaculada.

Em Manaus, a festa da Padroeira do Amazonas deve ocorrer ao longo desta sexta-feira (8), com Missa às 07h, 09h, 10h30 e 12h. Às 15h acontece o Ofício de Nossa Senhora, e a partir das 16h30 terá início a procissão que percorrerá as ruas do Centro Histórico da capital.

A festa se encerra com a celebração de uma Missa Campal, logo após a procissão, na avenida Eduardo Ribeiro. A Missa será presidida pelo Cardeal Leonardo Steiner, Arcebispo Metropolitano de Manaus.

Em tempos de uso da religião na política, de estelionato religioso da fé e da ainda, persistente intolerância religiosa no Brasil, a festa da Imaculada Conceição nos traz como reflexão a beleza que é a garantia de liberdade de crença.

Deixe um comentário