A operação policial do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), em conjunto com a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais […]

Centro de distribuição de drogas é desarticulado e família presa

A operação policial do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), em conjunto com a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), desarticulou no sábado (18), um centro de distribuição de drogas que era comandado por uma família. Marinalda de Souza Ferreira, 50 anos, e os filhos Jardel de Souza Izidoro, 32 anos, e Manoel de Souza Izidoro, 30 anos, foram presos em flagrante.

De acordo com o diretor do Denarc, delegado Rodrigo Torres, a casa do trio de número 9, localizada na rua Solimões, bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Norte de Manaus, funcionava como uma espécie de fortaleza: com altos portões de ferro e  robustos cadeados. No lugar foram apreendidos meia tonelada de maconha do tipo skunk e oxi, avaliados em aproximadamente R$ 7 milhões.

De acordo com informações da polícia, os criminosos já eram alvos de investigação pelos policiais do Denarc. Durante as investigações, foi identificado que Marinalda, Jardel e Manoel realizavam o transporte de drogas, via fluvial, do município de Japurá (distante 744 quilômetros em linha reta da capital) para Manaus.

Com base nas informações informações, o Denarc representou à Justiça a expedição de um mandado de busca e apreensão para a casa da familla, o qual foi deferido. No sábado (18),  por volta das 6h da manhã, os policiais durante as diligências no imóvel, apreenderam meia tonelada de droga, quatro veículos, material para pesagem e embalagem da droga.

De acordo com o delegado Rodrigo Torres, Marinalda e os filhos estavam sendo investigados pelos policiais há duas semanas, aproximadamente. Segundo a apuração, essa família  recebia drogas ilícitas pelo município fronteiriço de Japurá, e os armazenavam dentro da própria casa com o objetivo de prepara-los para a distribuição.

Durante o período de investigaçao policial, na fortaleza erguida na rua Solimões, os policiais viram intensa movimentação de veículos diferentes, em horários noturnos.Comportamento esse característico de tráfico de drogas. De acordo com os policiais, quando chegaram ao imóvel no sábado (18) foram recebidos recebidos por Jardel.

Os policiais iniciaram as buscas no imóvel e no quarto de Natanael foram encontradas  diversas caixas contendo tabletes de substâncias supostamente droga e uma tevê. No quarto de Jardel  encontraram seis telefones celulares e seis munições calibre 9 milímetros, além de página e um bloco pequeno com anotações do tráfico de drogas.

Quitinetes

Conforme os policiais, no imóvel existe um prédio contendo aproximadamente 15 quitinetes desocupadas, e no interior de um delas foram encontradas outras caixas e sacos grandes, todos contendo diversos tabletes de droga.  No mesmo imóvel também existe uma passagem para outra casa, local onde encontraram Marinalda.

De acordo com os policiais, na cozinha da casa foram achados balanças digitais e seladoras a vácuo, além de plástico para embalagem a vácuo, similar ao usado para o embalo dos tabletes encontrados no quarto de Natanael e nas quitinetes, além passaporte colombiano em nome de José Guilhermo Chavarria Leon.

Os policiais apreenderam na garagem do primeiro imóvel  um carro, modelo cobalt de cor preta e placas PHT1D99, um veículo da fabricante Fiat, modelo Cronos cor prata e placas QZC0H45 e na garagem do segundo imóvel foram encontrados um veículo, da fabricante Nissan, modelo Frontier de cor azul e placas QVV1E02 e por último um outro veículo, modelo Saveiro de cor prata e placas NOM1G81.

Confissões

Marinalva  confirmou aos policiais que os imóveis lhe pertenciam, inclusive o prédio com as quitinetes onde a maior o parte da droga foi apreendida. Ela disse desconhecer que havia droga no local e disse também que o os entorpecentes apreendidos pertenciam a Jardel, fiilho dela.

No local foram apreendidos também máquinas de embalagem a vácuo, balanças digitais e munições para pistola calibre 9 milímetros. O trio foi autuado em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e posse de munição de uso restrito. Eles passaram por audiência de custódia e encontram-se a disposição da Justiça.

Com informações: A Crítica

Deixe um comentário