João Marinho Neto, cearense de 112 anos e reconhecido como o homem mais velho do mundo, recebe aposentadoria há 46 […]

Homem mais velho do mundo recebe aposentadoria do INSS há 46 anos (Foto: Divulgação)

Cearense de 112 anos, homem mais velho do mundo, recebe aposentadoria há 46 anos

João Marinho Neto, cearense de 112 anos e reconhecido como o homem mais velho do mundo, recebe aposentadoria há 46 anos, conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nesta quinta-feira (23). João, que completou 112 anos em novembro do ano passado, já era considerado o homem vivo mais velho do Brasil e da América Latina, segundo o LongeviQuest, órgão utilizado pelo Guinness World Records. Ele é o último homem sobrevivente nascido em 1912 e reside em Apuiarés (CE), a 250 km de Fortaleza.

Natural de Maranguape (CE), João nasceu em 5 de outubro de 1912 e, desde 1978, recebe o benefício de aposentadoria como trabalhador rural, profissão que exerceu ao longo da vida. O pagamento foi concedido quando ele tinha 66 anos. Atualmente, ele vive em um lar de idosos em uma cidade que não possui agência da Previdência Social, sendo necessário recorrer à unidade mais próxima, localizada em Pentecostes (CE), a 30 km de distância.

Sobre a prova de vida, o INSS anunciou que não irá suspender benefícios de aposentados e pensionistas que não realizarem o procedimento. A portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) estabelece que os pagamentos não serão bloqueados por seis meses, podendo ser prorrogados pelo mesmo período. Desde 2023, o próprio INSS realiza a comprovação de vida cruzando dados de diversas instituições públicas, eliminando a necessidade de comparecimento presencial. Cerca de 93% dos beneficiários já tiveram suas informações verificadas até o momento.

Fonte: MSN

Deixe um comentário