Uma operação policial no Guarujá, litoral de São Paulo, revelou um cenário estarrecedor de maus-tratos a idosos. Na última quinta-feira […]

Divulgação/Delegacia Seccional de Santos

Casal é preso por maus-tratos a idosos em falsa ONG

Uma operação policial no Guarujá, litoral de São Paulo, revelou um cenário estarrecedor de maus-tratos a idosos. Na última quinta-feira (17), um casal foi preso em flagrante por manter uma casa de acolhimento clandestina em condições insalubres e degradantes, onde viviam pessoas com deficiência, cadeirantes e idosos acamados.

A suposta ONG funcionava no bairro Balneário Praia de Pernambuco sem qualquer autorização legal, estrutura adequada ou profissionais habilitados. Ao entrarem no imóvel, os agentes da Delegacia Sede e da Delegacia da Mulher se depararam com camas destruídas, tapumes improvisando divisórias, paredes mofadas e ausência total de higiene. Nenhum dos acolhidos recebia assistência médica ou cuidados profissionais.

O homem de 44 anos e a mulher de 47 alegaram desconhecer as normas legais para funcionamento da instituição, mas não apresentaram qualquer documento que comprovasse a legalidade da atividade. Ambos foram autuados com base no Estatuto do Idoso, por expor a saúde e a integridade das vítimas a perigo.

Dois idosos acamados foram removidos pelo Samu para atendimento médico, enquanto outros dois foram resgatados por familiares. Os demais aguardam encaminhamento para instituições oficiais da Prefeitura de Guarujá. O imóvel foi interditado.

(*) Com informações: Metrópoles

Deixe um comentário