Agentes civis do 23º Distrito Integrado de Polícia (DIP) encontraram, no fim da tarde deste domingo (3), o corpo de Edineia […]

Casal de idosos desaparece em Manaus; corpos são encontrados em Rio Preto da Eva e três pessoas são presas

Agentes civis do 23º Distrito Integrado de Polícia (DIP) encontraram, no fim da tarde deste domingo (3), o corpo de Edineia Cardoso Ferreira, 55, que estava desaparecida junto com o marido, José Carlos Nunes Guimarães, de 63 anos, desde a última quarta-feira (29). Edineia foi encontrada em um terreno que fica situado no município de Rio Preto da Eva (distante a 57 quilômetros da capital amazonense).

De acordo com o titular do 23º DIP, delegado Cícero Túlio, responsável pelo caso, ambos os corpos foram localizados na rodovia AM-010. Três pessoas foram presas ontem (3), no município de Itacoatiara (distante a 176 quilômetros de Manaus em linha reta), suspeitas de sequestrar e matar o casal.

Nildemar da Silva de Assis, de 39 anos, Marcos de Castro Mourão, 35, e a professora de Educação Infantil, Waldirene da Cunha Paz. O trio foi preso por extorsão mediante sequestro com resultado de morte e associação criminosa. Agentes da Equipe Coruja do município auxiliaram na prisão dos assassinos.

Ainda conforme a autoridade policial, os criminosos foram obrigados a conduzir as equipes da Polícia Civil até o local onde se encontrava, já em estado de decomposição, o corpo da mulher.

O delegado informou que o corpo de José Carlos havia sido encontrado na última sexta-feira (1º), no quilômetro 50 da AM-010. Já o corpo de Edineia foi localizado no fim da tarde deste domingo (3), no ramal da Zona Franca, quilômetro 92, da mesma rodovia, e removido por volta das 21h30.

O titular do 23º DIP, Cícero Túlio, afirmou que os suspeitos – apontados pelo sequestro e morte do casal – serão apresentados ainda nesta segunda-feira (4), a partir das 11h, na Delegacia Geral.

Agentes do 23º DIP efetuaram as buscas pelos corpos das vítimas – Foto: Divulgação

Entenda o caso

Segundo o delegado do 23º DIP, o casal teria desaparecido por volta das 5h do último dia 29, após sair da residência onde moravam – situada na rua da Palestina, bairro União, zona centro-sul – para trabalhar. Conforme relatos de testemunhas, Edineia e José Carlos possuíam um pequeno restaurante no bairro Chapada, também localizado na zona centro-sul da capital. No dia do desaparecimento, o casal não foi visto no coletivo do qual costumava pegar regularmente.

O caso foi registrado no 23º DIP e as investigações deram início ainda na quarta-feira (29). Após o desaparecimento, familiares promoveram uma campanha pelo paradeiro de José e Edineia através das redes sociais.

Os corpos foram encontrados em um terreno, por volta das 21h30, no município de Rio Preto da Eva – Foto: Divulgação

Motivação do crime

A motivação do crime, segundo o delegado, pode ter ocorrido por motivo banal – uma suposta dívida de um terreno que o casal havia negociado com a ex-mulher de um dos suspeitos do crime.

Ainda de acordo com  autoridade policial, José e Edineia já haviam quitado o valor da negociação com a ex-mulher do suspeito que, por sua vez, insistia que as vítimas pagassem a ele uma parte do dinheiro referente ao terreno.

“As vítimas ainda chegaram a pagar R$ 2 mil para que o suspeito os deixassem em paz”, informou Cícero Túlio.

N ocasião, o suspeito do crime – juntamente com sua atual esposa, uma professora de educação infantil – teriam arquitetado o sequestro e a extorsão, chegando a enviar SMS e mensagens de WhatsApp pedindo dinheiro para as filhas dos idosos.

Segundo a polícia, o casal teria sido amordaçado e torturado. Um carro foi alugado para ser usado no momento do sequestro.

Conforme a polícia, o veículo teria sido alugado para a execução de sequestro do casal – Foto: Divulgação

Deixe um comentário