n Quatro dos oito candidatos a vice-governador do Amazonas participaram, nesta terça-feira (30), de um debate no Stúdio C do […]

Candidatos a vice-governador apoiam investimento em biotecnologia para fortalecer ZFM

n

Quatro dos oito candidatos a vice-governador do Amazonas participaram, nesta terça-feira (30), de um debate no Stúdio C do portal  A CRÍTICA. A  necessidade de investimentos em biotecnologia para diversificar a produção econômica do Estado e fortalecer o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) foi um dos temas abordados por Cristiane Balieiro (PSB), vice de Ricardo Nicolau (SD); Engenheiro Machadão (PDT), vice de Carol Braz (PDT); Thomaz  Barbosa (Psol), vice de Israel Tuyuka (Psol); e Rita Nobre (Agir), vice de Nair Blair (Agir).

nn

n

n

A questão da ZFM  foi inicialmente levantada por Cristiane Balieiro. “A nossa Zona Franca sofreu um ataque em relação aos IPIs. O nosso partido, do Ricardo Nicolau, foi quem entrou com uma ação para garantir os 500 mil empregos diretos e indiretos que a Zona Franca propícia ao nosso Estado”, disse Cristiane, referindo à ADI movida pelo Solidariedade, a pedido da bancada federal do Amazonas, contra os decretos de redução do IPI assinados por Bolsonaro.

nn

n

Thomaz Barbosa disse que os planos para o modelo econômico “são os melhores possíveis”, mas ressaltou ser preciso focar no interior do Amazonas e no desenvolvimento do setor primário, um dos pilares da Zona Franca desde a fundação do parque com vantagem tributária, ao ser questionado por Cristiane. “É preciso fazer economia no Estado inteiro. Abrir novas matrizes econômicas para poder dar uma folga para a Zona Franca”, comentou.

nn

n

n

Thomaz bateu na tecla de que a economia do Amazonas deve ser diversificada para além da ZFM e citou como exemplo a criação do polo cosmético e biotecnológico, que seria criado depois de um amplo investimento em pesquisa científica nas universidades do Estado. Segundo ele, o Amazonas tem que produzir o que come e o que calça.

nn

n

Engenheiro Machadão alertou para o perigo de a ZFM acabar caso não haja uma bancada forte no  Congresso. “Vamos perder 500 mil empregos  e R$ 165 bilhões de faturamento  se não tivermos mais incentivo. Por isso precisamos eleger deputados federais comprometidos”, disse.

nn

n

n

Rita Nobre chamou a atenção para a necessidade de diversificação da economia do Estado. Ela respondeu à pergunta de Cristiane Balieiro. “Não vamos ficar só reféns da Zona Franca, vamos através do turismo alavancar a economia do nosso estado. Vamos permitir aos ribeirinhos ter renda própria através de projetos, por exemplo, de explorar a floresta de forma que não a destrua”, disse.

nn

n

EducaçãonnAinda no primeiro bloco do debate Cristiane Balieiro afirmou que caso seja eleita, os professores terão um canal aberto com administração estadual para negociar salário e benefícios para evitar greves. A candidata disse que é preciso levar o empreendedorismo para dentro da sala de aula

nn

n

n

“A educação será uma prioridade no nosso governo. Não vai haver necessidade dos trabalhadores da educação entrarem em greve para terem os seus direitos seguidos. Nossas escolas estão sucateadas, essas escolas precisam ir para futuro”, disse a candidata.

nn

n

n

No setor de saúde, Thomaz Barbosa afirmou que, se sua chapa for eleita, construirá ao menos sete hospitais de alta complexidade nas calhas do rio Solimões para evitar que a população do interior se desloque para a capital a procura de serviços de saúde.

nn

n

n

“Vamos descentralizar a saúde no Estado do Amazonas, além de equipar o que já tem. Melhorar os salários. Vamos criar hospitais de alta complexidade na calha dos principais rios. Vamos formar mais profissionais de saúde. Pretendemos melhorar salários para atrair mais gente para o interior”, detalhou a proposta Thomaz.

nn

n

n

Rita Nobre se comprometeu a fazer uma atualização na área da saúde com foco no trabalhador. Ela defendeu que um dos gargalos que tem que ser enfrentados é a fila do Sisreg, sistema responsável por marcação de exames.

nn

n

n

“O sistema que já está é bom, mas ele precisa ser melhorado com mais equipamentos, atualização de todos os  profissionais da área de saúde, do maqueiro, ao médico cirurgião. Melhorarmos o salário porque temos que dar motivação”, prometeu.

nCom informações: ACríticann

n

n

n

Deixe um comentário