Washington – O ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton e sua esposa, Hillary Clinton, ex-secretária de Estado e candidata presidencial […]

Bill e Hillary Clinton concordam em depor em investigação do Congresso sobre Epstein
Washington – O ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton e sua esposa, Hillary Clinton, ex-secretária de Estado e candidata presidencial em 2016, aceitaram depor em uma investigação do Congresso sobre o caso do falecido criminoso sexual Jeffrey Epstein. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (3) e tem potencial para adiar uma votação na Câmara dos Representantes que buscava acusar o casal de desacato por não atender a intimações anteriores.
A decisão dos Clinton ocorre após meses de impasse com o Comitê de Supervisão da Câmara, de maioria republicana, que havia avançado na recomendação de considerar o casal em desacato por se recusar a depor sobre ligações com Epstein. A divulgação de milhões de documentos internos pelo Departamento de Justiça intensificou a investigação e revelou conexões do financista com figuras influentes em vários setores.
O porta-voz dos Clinton afirmou nas redes sociais que o ex-presidente e a ex-secretária de Estado pretendem estabelecer um precedente de que ninguém esteja acima de prestar esclarecimentos ao Congresso. Bill Clinton chegou a voar no avião de Epstein várias vezes após deixar a Casa Branca, mas sempre negou conhecimento sobre as atividades criminosas do financista.
Embora a data exata dos depoimentos ainda não tenha sido definida, líderes do Congresso indicaram que estão discutindo os detalhes com os representantes legais do casal. A possibilidade de uma votação sobre desacato foi reduzida com o anúncio, mas permanece no radar caso não haja acordo sobre os termos e prazos para as oitivas.
(*)Fonte: Agência Brasil
