Responsável pela administração do Seguro DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), a Seguradora Líder […]

Beneficiários do DPVAT terão chances de voltar ao mercado de trabalho

Responsável pela administração do Seguro DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), a Seguradora Líder lançou, no Rio de Janeiro, o Programa Recomeço, iniciativa inédita que dá aos beneficiários desse seguro a oportunidade de inserção ou reinserção no mercado de trabalho. A princípio oferecido apenas no Rio de Janeiro, a seguradora espera estender o programa para todo o país.

Criada pela Seguradora Líder, a plataforma digital (www.seguradoralider.com.br/recomeco) oferece vagas em empresas parceiras; possibilita o cadastramento de beneficiários do Seguro DPVAT e a inscrição de empresas que desejem participar do projeto. Para capacitar os candidatos as vagas a ENS (Escola Nacional de Seguros) vai oferecer aulas gratuitas de qualificação e capacitação profissional. As vagas poderão ser acessadas apenas por beneficiários do Seguro DPVAT, que deverão procurar o  Portal de Oportunidades do programa para fazer o cadastramento de currículos.

O programa busca ressocializar as vítimas de acidentes de trânsito no Brasil, que segundo a gerente de RH (Recursos Humanos) da Seguradora Líder, Cinthia Zanotelli, chegam a milhares todos os anos e muitas ficam inválidas. “Em 2017, foram pagas mais de 383 mil indenizações decorrentes de acidentes no trânsito através do Seguro DPVAT, das quais mais de 280 mil para pessoas que passaram a conviver com algum tipo de invalidez permanente. O Programa Recomeço nasce com a missão de dar apoio na ressocialização, qualificação e recolocação de beneficiários do Seguro DPVAT depois de sofrer acidente de trânsito”.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que 45 milhões de brasileiros (ou 23% da população) têm algum tipo de deficiência. Mas ainda assim, apenas 380 mil atuam no mercado formal de trabalho. O Seguro DPVAT cobre casos de morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas e assistenciais, abrangendo todos os tipos de vítimas: motoristas, passageiros e pedestres.

Programa piloto

A princípio oferecido apenas no Rio de Janeiro, o programa piloto de qualificação já conta com 17 pessoas.  “A ideia é que todos abracem essa ideia e possamos beneficiar cada vez mais pessoas”, disse Cinthia Zanotelli.

Primeira turma do Programa Recomeço iniciou em 6 de agosto

As aulas do curso-piloto de qualificação do Programa Recomeço tiveram início no dia 6 de agosto, no Rio de Janeiro. Durante um mês, os 17 alunos selecionados participarão de uma capacitação, cujo conteúdo programático abrange atendimento ao cliente; conceitos básicos de seguros; língua portuguesa; orientação profissional; matemática financeira; rotinas administrativas e informática básica, totalizando 84 horas de formação. A previsão é que uma nova turma seja formada em São Paulo no próximo mês.

 

Deixe um comentário