Após oito dias de mandato como novo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), arregaçou as mangas e logo de cara […]
Após oito dias da posse, conheça as principais ações de David Almeida como prefeito de Manaus
Após oito dias de mandato como novo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), arregaçou as mangas e logo de cara anunciou que irá criar o Auxílio Manauara. O benefício, que tem como objetivo combater os efeitos da Covid-19 na economia da capital, é uma das principais metas para os seus primeiros 100 dias de gestão. David afirmou, ainda, que pretende pagar a primeira parcela do auxílio a partir de abril.
O anúncio aconteceu na noite desta quinta-feira (07), durante a entrega da nova rede de iluminação a LED, na estrada do bairro Colônia Antônio Aleixo, zona leste da capital.
Apontado como uma das promessas de campanha mais importantes do atual prefeito, o Auxílio Manauara irá beneficiar cerca de 40 mil famílias, que irão receber mensalmente o benefício no valor de R$ 200 até o fim do ano. A medida é uma forma da prefeitura garantir o mínimo de dignidade a quem perdeu o emprego ou a renda que tinha durante o período da pandemia.
“É uma das nossas propostas de campanha e está no nosso planejamento dos cem primeiros dias. Muitas pessoas perderam o seu emprego. Muitos trabalhadores informais estão com seus negócios fechados. A prefeitura vai dar sua contribuição para a população de Manaus, com o fim do auxílio do governo federal”, explicou David.
Primeiras ações
Sobre a nova rede de iluminação entregue na Colônia Antônio Aleixo, David Almeida afirmou que faz parte do conjunto de ações integradas das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf) e de Limpeza Urbana (Semulsp).
Já nas próximas semanas, o objetivo é entregar a ciclofaixa do bairro. Além disso, ele informou que a próxima comunidade a ser completada será a Itaporanga, localizada próxima ao conjunto João Paulo II, bairro Cidade Nova, zona Norte da capital.
Para o vice-prefeito e titular da Seminf, Marcos Rotta, Manaus está vivendo um momento histórico, em que a Prefeitura de Manaus está olhando para as necessidades dos bairros mais distantes
“O prefeito nos deu a oportunidade de, juntamente com as lideranças dos moradores da Colônia, estarmos vivenciando um momento histórico. Há décadas que eles têm esse pedido, essa reivindicação e essa necessidade de uma pista de caminhada e também uma iluminação de qualidade. A prefeitura iluminou 150 pontos. São mais ou menos 5 quilômetros de via. Acho que as administrações passadas não deram ao povo da Colônia a atenção e o respeito merecido”, afirmou o Rotta.
Covid-19
Nos primeiros dias como prefeito de Manaus, David já realizou uma série de ações, dentre elas, a instalação de um Gabinete de Crise para o enfrentamento da Covid-19, dando início à negociação que garantirá a aquisição de 700 mil doses da vacina produzida pela empresa AstraZeneca, a fim de combater o novo pico da doença na capital.
“Além das vacinas que foram disponibilizadas pelo governo federal, nós fizemos contatos com fornecedores particulares. Estou falando da AstraZeneca, que tem uma eficiência muito grande. Assim que essa vacina tiver autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, nós estamos pedindo para a Prefeitura de Manaus, prioridade na aquisição de um lote de aproximadamente 700 mil doses”, informou o prefeito.
UBSs Móveis
Inauguradas na última terça-feira (5), as três novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Móveis atendem, diariamente, uma média de 200 pacientes com suspeita de Covid-19 e síndromes respiratórias. Em cada uma das unidades, o objetivo é realizar a testagem imediata para a doença causada pelo vírus, dando início ao tratamento em caso de resultado positivo.
Com o intuito de aumentar a eficiência no atendimento, investindo em ações para o enfrentamento da pandemia na capital, a Prefeitura mantém todas as 21 UBSs disponíveis (18 fixas, mais as três móveis) e a Clínica da Família Carmen Nicolau abastecidas com medicamentos e testes rápidos, a fim de garantir que os pacientes recebam a assistência médica logo no início dos primeiros sintomas.
Revitalização
Visando melhorar a estrutura e dar mais dignidade a quem visita o Cemitério Nossa Senhora Aparecida, localizado no bairro Tarumã, Zona Oeste da cidade, David inspecionou de perto, na manhã de quarta-feira (6), a ação integrada das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf) e de Limpeza Pública (Semulsp), responsáveis em dar continuidade aos serviços de revitalização do lugar.
Acompanhado pelo vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Marcos Rotta, e pelo secretário de Limpeza Pública, Sabá Reis, o prefeito reafirmou que irá construir novas sepulturas verticais para impedir que Manaus volte a sofrer com a questão funerária.
“Estamos fazendo a recuperação das 16 ruas do cemitério e faremos um trabalho de paisagismo, a fim de que possamos dar dignidade às pessoas que vão sepultar os seus entes queridos. Também já demos início ao processo no intuito de construir 22 mil sepulturas verticais”, ressaltou Almeida.
Educação
Seguindo a determinação do prefeito David Almeida, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) abriu oficialmente o ano letivo de 2021 da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural, na manhã dessa quinta-feira (7).
A determinação do prefeito é pela oferta de serviços de qualidade, com a educação alcançando a todos. E nesse momento de pandemia, a prioridade é a saúde dos alunos e famílias.
As escolas municipais da zona rural possuem um calendário diferenciado devido às especificidades climáticas de vazante e cheia dos rios. Em razão disso, as aulas iniciam em janeiro, seguem até outubro, sem recesso escolar no meio do ano, incluindo alguns sábados letivos por mês.
Devido à pandemia e por força do isolamento social, o secretário municipal Pauderney Avelino realizou a ação pela internet com o tema “Família e escola: construindo a excelência na educação em prol de uma Manaus melhor para se viver”.
A determinação do prefeito visa a oferta de serviços de qualidade para garantir que a educação tenha um alcance maior, priorizando a saúde dos alunos e famílias nesse momento de pandemia.
As escolas municipais da zona rural possuem um calendário diferenciado devido às especificidades climáticas de vazante e cheia dos rios. Em razão disso, as aulas iniciam em janeiro e seguem até outubro, sem recesso escolar no meio do ano, incluindo alguns sábados letivos por mês.
*Edição e revisão por: Narel Desiree
*Com informações de assessoria