Após um protesto e a organização de um abaixo-assinado pelos moradores da Rua da Prosperidade, Compensa 2, Zona Oeste de […]

Foto: Divulgação

Após ataque criminoso e retirada de ônibus, linhas 110 e 113 voltam a circular na Compensa 2

Após um protesto e a organização de um abaixo-assinado pelos moradores da Rua da Prosperidade, Compensa 2, Zona Oeste de Manaus, os ônibus das linhas 110 e 113 retomaram as operações no local na manhã desta quarta-feira (3). Os coletivos haviam interrompido suas atividades no local após um ataque criminoso ocorrido na última semana de dezembro de 2023.

Em nota, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) disse que a estação de ônibus tinha sido realocada temporariamente última quinta-feira (28), por questões de segurança. “Hoje [nesta quarta-feira] as operações já voltaram ao normal no local”, afirmou o órgão.

Protesto

O retorno do transporte ocorre após protesto dos moradores do bairro. Segundo a população, após a mudança, vários trabalhadores foram prejudicados.

Sem o transporte, alguns moradores chegavam a andar até 2 quilômetros para pegar um ônibus na Avenida Brasil, principal via do bairro Compensa.

Outra preocupação dos moradores da Compensa 2 era o aumento do risco de assaltos.

De acordo com os moradores, além das linhas que circulavam pela Rua da Prosperidade, também tinham sido retirados os ônibus: 08, via Aleixo, e 019, via São Jorge, via Marinho e via Centro.

Ataques criminosos

No dia 28 de dezembro de 2023, criminosos atiraram contra uma viatura e atearam fogo em um ônibus, no bairro Compensa. Até o momento, três pessoas foram presas.

Os ataques aconteceram com pouco tempo de diferença. Por volta das 22h, criminosos atiraram contra uma viatura da Polícia Militar que trafegava no sentido bairro/Centro da Avenida Brasil, principal via do bairro Compensa.

Depois do ataque à viatura, um ônibus da linha 113 foi incendiado, por volta das 23h.

Criminosos atearam fogo no coletivo, na estação do transporte coletivo, situada na Rua da Prosperidade. As chamas do incêndio chegou a atingir uma casa e uma escola municipal.

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) foi acionado para conter as chamas no veículo. Após o fogo ser controlado, foi constatada a perda total do ônibus.

Durante o incêndio, a rede elétrica da área foi atingida pelas chamas, o que acabou ocasionando um curto-circuito.

A Amazonas Energia foi acionada para desligar a fiação elétrica.

Já no dia 29 de dezembro, a empresa responsável pelo coletivo fez a retirada do que sobrou do veículo.

Fonte: G1 Amazonas

Deixe um comentário