Após 28 horas intensas trabalhando para conter um incêndio que atingiu vários contêineres em um porto privado, que fica localizado […]

Após 28 horas, bombeiros encerram trabalho de rescaldo de incêndio que atingiu porto em Manaus

Após 28 horas intensas trabalhando para conter um incêndio que atingiu vários contêineres em um porto privado, que fica localizado na zona sul de Manaus, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) informou que o trabalho de rescaldo no local foi encerrado por volta das 20 desta quinta-feira (19) e que não há mais sinal de fogo no local. As informações são do G1 Amazonas.

De acordo com a corporação, o fogo já havia sido controlado, porém, a equipe seguiu com a ação para conter o calor e apagar as cinzas. Segundo o chefe de Estado Maior Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Ruas Braga, o fogo permaneceu por conta de um material – não identificado – que havia dentro de um contêiner, e que isso estaria mantendo as chamas.

A autoridade informou, ainda, que foi constatada a presença de materiais plásticos dentro de alguns contêineres. Para o processo de combate, Ruas Braga disse que foi utilizado líquido gerador de espuma (LGE) para reforçar o abafamento do fogo.

Sobre o término de rescaldo no local, o coronel também informou que alguns contêineres foram retirados para que o foco das chamas fosse identificado. Ele afirmou que a área foi isolada e o trabalho dentro da empresa segue normal.

Corpo de Bombeiros afirma que incêndio em contêineres de porto está controlado – Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Entenda o caso

Na tarde da última terça-feira (18), um incêndio de grandes proporções atingiu um porto privado que fica situado na zona sul da capital amazonense. O fogo teria iniciado por volta das 16h20. As equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para o local. Segundo a corporação, ninguém ficou ferido.

Ainda conforme os bombeiros, um raio teria atingido um contêiner e iniciado o incêndio no local. Pelo menos seis contêineres já haviam sido atingidos pelo fogo até a chegada da primeira equipe. Na ocasião, 35 contêineres estavam dispostos na área.

Por meio de nota, a Transportadora ATR informou que o incidente foi ocasionado por causas naturais, onde uma descarga atmosférica (raio), teria atingido um lote de contêineres dentro do porto. Os danos foram apenas materiais. “De imediato o corpo de bombeiros foi acionado juntamente com setor de segurança para contenção do foco do incêndio”.

Durante a ação, foram empregadas 15 viaturas para o combate e apoio logístico, sendo uma unidade de resgate (UR), quatro do tipo auto bomba tanque (ABTs), três do tipo auto tanque apoio (ATA), uma auto bomba plataforma (ABP) e seis apoios rápidos. Ao menos 30 bombeiros estiveram atuando no incêndio.

*Com informações do G1 Amazonas

Deixe um comentário