Brasília – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a retirada imediata de diversos produtos do mercado brasileiro, entre […]

Anvisa proíbe venda de medicamentos e suplementos sem registro
Brasília – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a retirada imediata de diversos produtos do mercado brasileiro, entre eles os medicamentos Colágeno + Vitamina C, L-Treonato de Magnésio, Espinheira Santa e o popular Xarope da Vovó Isabel, também conhecido apenas como Xarope da Vovó. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (18).
As resoluções de apreensão e recolhimento, assinadas pelo gerente-geral de Inspeção e Fiscalização da Anvisa, Marcus Aurélio Miranda de Araújo, apontam que esses produtos estavam sendo comercializados sem registro, notificação ou cadastro na Agência.
Falta de autorização e origem desconhecida
No caso específico do Colágeno + Vitamina C, do L-Treonato de Magnésio e da Espinheira Santa, a Anvisa esclareceu que o fabricante – o Grupo Nutra Nutri Ltda – não possui autorização de funcionamento, o que torna a produção e comercialização dos itens ilegais.
Já os xaropes conhecidos como “Xarope da Vovó Isabel” e “Xarope da Vovó” são fabricados por empresa desconhecida e, segundo a Resolução 2.703, sequer possuem qualquer tipo de autorização sanitária. A comprovação da propaganda e comercialização desses produtos levou à proibição de sua venda em todo o território nacional.
Lote falsificado e suplemento irregular
Além dos medicamentos e suplementos, a Anvisa também determinou o recolhimento do lote L42158 do insumo farmacêutico “Dysport® (Toxina Botulínica A), 150 U”, após a empresa Beaufour Ipsen Farmacêutica Ltda informar que o referido lote é falsificado e não reconhecido como original pela fabricante.
Outro item barrado foi o suplemento alimentar Curcumyn Long, que, de acordo com a Resolução 2.705, não atende às especificações exigidas pela legislação quanto à sua forma de obtenção.
A Anvisa reforça que consumidores devem evitar o uso desses produtos e buscar mais informações por meio dos canais oficiais disponíveis no portal da Agência.
(*) Com informações: D24Am
