O Amazonas registrou um aumento de 64% nos novos casos de Covid-19 no mês de novembro, em comparação com o mês anterior. […]
Amazonas tem aumento de 64% em novos casos de Covid em novembro
O Amazonas registrou um aumento de 64% nos novos casos de Covid-19 no mês de novembro, em comparação com o mês anterior. A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) relacionou a influência do período chuvoso com a alta.
Conforme boletins epidemiológicos da FVS, em outubro, 1.312 novos casos foram registrados. Em novembro, esse número saltou para 2.156.
Apesar do aumento de novos casos, o número de mortes registradas em novembro teve uma diminuição. Foram 47 novas mortes em outubro, contra 33 mortes registradas em novembro.
A FVS informou ao g1, em nota, que o período chuvoso que o estado enfrenta é sazonalidade para Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs) e facilita a transmissão de vírus respiratórios, influenciando no aumento em casos de Covid-19.
O epidemiologista Jesem Orellana informou que a alta de novos casos aponta que o vírus ainda está circulando entre a população e que é preciso ter cuidado para que não surja novas variantes.
Variante ômicron
Uma nova variante do coronavírus, a ômicron, está em circulação no mundo. Na segunda-feira (29), a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que a nova cepa representa um risco muito alto para o planeta e pediu que os países acelerem a vacinação dos grupos prioritários.
A ômicron é considerada de preocupação, pois tem 50 mutações, sendo mais de 30 na proteína “spike” (a “chave” que o vírus usa para entrar nas células e que é o alvo da maioria das vacinas contra a Covid-19).
Veja a matéria completa em: G1 Amazonas https://bityli.com/SkZTNG