Fora de casa, o Amazonas entra em campo para a primeira de três decisões no returno do quadrangular de acesso […]
Amazonas encara o Volta Redonda em clima de decisão
Fora de casa, o Amazonas entra em campo para a primeira de três decisões no returno do quadrangular de acesso à Série B do ano que vem. No estádio Raulino de Oliveira, às 17h (horário de Manaus), deste sábado, a Onça-Pintada vai tentar repetir a atuação vitoriosa da última rodada. O adversário? O mesmo Volta Redonda.
Na atual edição da competição, as equipes já se encontraram duas vezes, com uma vitória para cada lado. No primeiro turno, no mesmo Raulino de Oliveira, palco da partida de hoje à tarde, o Aurinegro do Vale Aço enfrentou a Onça-Pintada na 13ª rodada da 1ª fase, e sem piedade impôs a segunda maior goleada desta competição, 5 a 1, de virada e atuação de gala do atacante Ítalo, ex-Amazonas que anotou dois gols e deu uma assistência.
O segundo encontro é bem recente, há uma semana, o Amazonas se recolocava na briga por uma vaga na Série B de 2024 ao vencer o Volta Redonda por 2 a 0 na Arena da Amazônia. Na ocasião, o time espantou a crise e ganhou confiança para a sequência da competição. Os gols da vitória foram de Igor Bolt e Sassá. O primeiro impondo a ‘Lei do Ex’, já que defendeu o time carioca em 2022, e o segundo, voltando a balançar as redes após um mês de jejum. Aliás, Sassá marcou nas duas vezes em que esteve contra o Aurinegro do Vale do Aço.
Para o duelo o Amazonas terá todo o elenco à disposição. O lateral-esquerdo Rapahel Soares foi absolvido no STJD pela expulsão ainda no polêmico duelo contra o Paysandu, no dia 9 de setembro, por já ter cumprido suspensão, o jogador vira opção.
O clube amazonense embarcou rumo ao Rio de Janeiro no fim da tarde de quinta-feira. O clube treinou nesta sexta-feira e deve seguir para o local da partida somente hoje.
A tendência é de que a escalação da última rodada seja mantida, pelo menos nos 11 iniciais, com Rafael Tavares e Diego Torres no meio, Sassá no comando junto Igor Bolt, num esquema híbrido 4-4-2 e 4-3-3 com o meia argentino caindo pelo lado direito para jogar mais aberto e funcionar com um meia-direita.
No volância, PH e Ítalo devem ser mantidos e a linha de defesa deve permanecer com Patric, Spice, Jackson e Renan, além de Edson Mardden, no gol.
Na entrevista pré-jogo, o técnico Luizinho Vieira falou sobre a importância da partida,
“Eu tenho certeza absoluta e convicção que o Volta Redonda vai procurar fazer a sua parte ofensiva e nós temos que estar atentos a isso. Para entender os melhores caminhos e procurar dificultar a vida do adversário em cima do que a gente projeta do que vai acontecer. Mas basicamente, para o nosso lado, é entender que é um jogo importante, decisivo, entender todos os momentos que possam nos conduzir a uma vitória e principalmente, ter a coragem de enfrentar um adversário frente a frente e fazer o Volta Redonda sentir que estaremos ali para fazer a decisão para o nosso lado”.
Cenário
O Amazonas entra nesta rodada com 28,2% de chances de acesso. A vitória na última rodada inspirou confiança, mas com uma tabela de duas fora e uma em casa, as chances são inferiores às do Botafogo-PB, que hoje é lanterna da chave. Por outro lado, o Volta Redonda tem 68,8% de probabilidade de acesso. Além disso, o algoritmo do site chancedegol.com compreende que o Aurinegro do Vale é franco favorito à vitória, com 56,8% de chance de vitória, contra 22,1% de derrota e apenas 26,3 % de empate.
Grupo embolado
O Grupo 3 do quadrangular de acesso tem situação equilibrada. O líder da chave é o Paysandu com sete pontos, seguido pelo Volta Redonda, que tem quatro pontos. O terceiro colocado é o Amazonas com três, empatado com o Botafogo-PB.
Por enquanto, todos ainda têm chance de acesso. Contudo, é o bicolor paraense que está mais próximo de confirmar a vaga. Na edição anterior da Série C, o número mágico de pontos para garantir a vaga na divisão superior foi de 10 pontos. Pela lógica, basta um resultado positivo para o Papão se colocar matematicamente na série B do ano que vem.
Com menor probabilidade de acesso entre os quatro times, o Amazonas ainda depende apenas de si para continuar sonhando. Uma hipotética vitória sobre o Volta Redonda deixa a equipe aurinegra em situação bastante confortável no grupo, já que ainda vai ver seus adversários fazerem confrontos diretos, além de encerrar as fases de pontos corridos em casa, no dia 7 de outubro, na Arena da Amazônia.
A depender dos resultados e do contexto do grupo até lá, a Onça pode chegar para o confronto pronta para definir o acesso de divisão diante do seu torcedor.
Fonte: A Crítica