Vinda de duas vitórias seguidas no segundo semestre de 2023, a amazonense Akel Rocha, de 22 anos, está de contrato […]

A amazonense Akel Rocha assina com a LFA e enfrenta Nicoly Pedroza no dia 27 de janeiro

Vinda de duas vitórias seguidas no segundo semestre de 2023, a amazonense Akel Rocha, de 22 anos, está de contrato assinado com o Legacy Fighting Alliance (LFA) – evento americano que conta com transmissão do UFC Fight Pass – e já tem adversária confirmada para estrear e começar 2024 da mesma forma terminou o ano passado. A integrante da Carioca Academy encara a invicta pernambucana Nicoly Pedroza, no próximo dia 27 de janeiro, no LFA 175, que acontece em Cajamar (SP).

O seu ‘presente de Natal’ veio com um tempero de pressão. Antes do combate contra Fabiulane Melo, pelo cinturão peso-galo (até 61kg), do Arena Strikers Combat, Akel já sabia que para assinar com o evento estrangeiro, iria precisar da vitória. Com um nocaute via ground and pound, a amazonense mostrou que estava pronta para levantar o cinturão e garantir o contrato.

“O meu sonho, como de todos os atletas, é lutar no UFC. E o LFA apareceu, foi uma oportunidade que surgiu após vencer meu último combate, tive que emendar um camp atrás do outro, algo que não podia deixar passar, acrescentei coisas no meu treino, tranquei minha faculdade e estou 100% dedicada para esta minha próxima luta. O LFA é um evento que abre portas para outros eventos, mas sei que preciso ter os pés no chão, primeiro tenho que vencer esta luta”, afirmou Akel.

 E já com a assinatura garantida, Akel já terá que subir no octógono novamente com um pouco mais de um mês após a sua última luta. A adversária é invicta, com um cartel de 4 vitórias e já tem uma luta no LFA. “A minha adversária é oriunda do muay thai, então tem como base a trocação e isso é muito bom para o meu jogo, pois eu sou do jiu-jitsu, eu tenho certeza de que será uma verdadeira luta de artes marciais e vou me preparar para fazer com que o meu estilo se sobressaia. Eu tenho estudado as lutas dela, ao lado do professor Carioca, a gente tem traçado as melhores estratégias para que essa vitória venha de forma inteligente”, explicou Akel.

Nova categoria

Akel iniciou no MMA ainda com 18 anos. Desde então, a lutadora só havia lutado na categoria peso-mosca (até 57kg). Coincidentemente, a sua primeira experiência no peso-galo (até 61kg) foi justamente em sua última luta e será a faixa de peso na qual enfrentará Nicoly Pedroza, no final de janeiro.

“Eu estava no peso-mosca, mas agora estou me habituando a lutar no peso-galo. Meu peso normal no off é 66. Aí eu baixava para 57kg (peso-mosca) para lutar, mas eu de 61 (peso-galo) não me desgasto tanto e eu consigo me sentir 100%. De 57 eu também recupero, mas eu me sinto mais ‘franzina’. Então para essa categoria de peso eu estou me sentindo mais confortável”, frisou Akel.

Carioca Academy

Com a chegada na Carioca Academy, em meados de junho de 2023, Akel passou a treinar com nomes de peso do MMA feminino amazonense, como a lutadora do UFC, Ketlen Esquentadinha e Day ‘Monster’ Cardoso, atleta no One FC. A faixa preta de jiu-jitsu falou para a reportagem sobre esta transição.

“Lá na minha equipe eu sou a professora, então eu treinava com os meus alunos, que são atletas campeões, competentes, mas eu precisava de um material para o MMA. E aqui no Carioca eu tenho isso. Somos a única academia de Manaus com atletas integrando diversos eventos grandes e que não precisam sair de Manaus. Então eu tenho a Day, que está no One, a Ketlen, que é do UFC, e isso ajuda a melhorar o meu jogo”, concluiu Akel.

Com 10 lutas de MMA em seu cartel, Akel Rocha tem seis vitórias e quatro derrotas na carreira. De seus triunfos, três vieram via nocaute, um por finalização e dois por decisão dos juízes. A lutadora da Carioca Academy teve um ano de 2023 positivo, vencendo Maria Helena Simas e Fabiulane Melo, tendo tido apenas um revés que aconteceu em março, no Jungle Fight.

*Com informações: A Crítica

Deixe um comentário