Todos os dias, existem relatos de mulheres que estão sofrendo algum tipo de agressão, e isso infelizmente acontece em várias […]
Manaus ganha mais uma unidade especial de defesa à mulher vítima de violência
Todos os dias, existem relatos de mulheres que estão sofrendo algum tipo de agressão, e isso infelizmente acontece em várias localidades do país e do mundo. Em Manaus, as mulheres que se encontram em situação de violência, ganharam na manhã desta quarta-feira (9), mais uma unidade especial de defesa à mulher violentada, o espaço contará com profissionais especializados como psicólogos e assistentes sociais, sob a coordenação da Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres (SEPM).
Por volta das 10h, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), junto à Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher, inauguraram a segunda unidade do Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem), no anexo do 13º Distrito Integrado de Polícia (DIP), localizado na avenida Nossa Senhora da Conceição, Cidade de Deus, zona leste de Manaus.
A unidade funcionará de segunda à sexta das 08h às 20h, e será mais um amparo para a mulher vítima de violência.
De acordo com a secretária da SEPM, Viviane Fernandes, a nova estrutura é ”mais um instrumento de acolhimento, instrução, diálogo e encaminhamento à mulher que foi violentada em âmbito doméstico, ou não, e que precisa de um atendimento digno e humanizado, em um momento em que ela está fragilizada devido às circunstâncias”, comentou a secretária.
Além do apoio psicossocial, O Sapem 2 facilitará o acesso às mulheres da zona leste, região da cidade onde existem altos índices de violência contra a mulher, a todos os serviços disponíveis, desde o registro na delegacia, até a Defensoria Pública para os procedimentos jurídicos, além da acolhida da mulher violentada, e de seus filhos na Casa Abrigo. Caso seja necessário, a unidade ainda encaminhará a vítima a cursos e vagas de emprego, por meio do Centro Estadual de Referência e Apoio a Mulher (Cream).
A nova estrutura é mais um serviço de atendimento à mulher vítima de violência e visa enfraquecer esse ciclo de agressão, bem como aproximar o serviço da população.