São Paulo – O influenciador Raphael Sousa Oliveira, criador da página Choquei, foi preso na manhã desta quarta-feira (15) durante […]

PF prende criador da Choquei e cantores em operação bilionária
São Paulo – O influenciador Raphael Sousa Oliveira, criador da página Choquei, foi preso na manhã desta quarta-feira (15) durante uma operação da Polícia Federal (PF) que investiga um grupo suspeito de lavagem de dinheiro com movimentação superior a R$ 1,6 bilhão.
Também foram presos os cantores MC Ryan SP e Poze do Rodo. O influenciador Chrys Dias figura entre os alvos da investigação.
De acordo com a PF, o grupo utilizava uma estrutura organizada para ocultar e dissimular valores, incluindo o uso de empresas de fachada, intermediários e transações com criptoativos. As apurações indicam movimentações financeiras no Brasil e no exterior, além do transporte de grandes quantias em dinheiro vivo.
Batizada de Operação Narco Fluxo, a ação mobiliza mais de 200 policiais federais, que cumprem 45 mandados de busca e apreensão e 39 de prisão temporária. As ordens judiciais foram expedidas pela 5ª Vara Federal de Santos e são executadas em diversos estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Espírito Santo, Maranhão, Santa Catarina, Paraná, Goiás e o Distrito Federal.
Durante a operação, foram apreendidos bens de alto valor, como veículos de luxo, armas, dinheiro em espécie, além de documentos e equipamentos eletrônicos que devem auxiliar no avanço das investigações. Medidas de bloqueio de bens e restrições societárias também foram determinadas, com o objetivo de interromper as atividades ilícitas e garantir eventual ressarcimento.
A PF estima que o esquema tenha movimentado mais de R$ 1,6 bilhão. Os investigados podem responder por crimes como associação criminosa, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.
(*) Texto produzido com base em informações Públicas.
