A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Crime Organizado do Senado deve analisar na quarta-feira (25) convites aos ministros Dias Toffoli e Alexandre de Moraes, […]

CPI do Crime quer ouvir Toffoli, Moraes e familiares sobre Master
A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Crime Organizado do Senado deve analisar na quarta-feira (25) convites aos ministros Dias Toffoli e Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), para esclarecimentos sobre possíveis ligações com o caso do Banco Master.
A comissão de inquérito tem pauta extensa de requerimentos que incluem a quebra de sigilo do Master e os pedidos de convocação – de presença obrigatória – de sócios e executivos do banco: Daniel Vorcaro, dono da instituição; Augusto Ferreira Lima, conhecido como Guga Lima; e Ângelo Antônio Ribeiro da Silva.
A divulgação da existência do contrato voltou a repercutir na última semana após uma operação da Polícia Federal identificar vazamentos, que teriam sido feitos por servidores da Receita Federal, sobre dados de familiares de integrantes do STF.
Resort Tayayá
Patrocinados pela oposição, outros requerimentos miram a convocação dos irmãos de Toffoli: José Eugênio e José Carlos. Ambos e o próprio ministro, por meio de empresa familiar, eram sócios no resort Tayayá, que foi vendido ao Fundo Arllen, ligado a Daniel Vorcaro.
Fundador do resort e primo de Toffoli, Mario Umberto Degani também está entre os alvos de pedidos. O advogado Paulo Humberto Barbosa, que assumiu o controle do resort no ano passado, também consta na lista.
Encontro com Lula
Ainda no âmbito das investigações sobre o caso Master, a CPI deve votar convite ao presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo. Em novembro, o BC declarou a liquidação extrajudicial do Master.
Galípolo teria ainda participado de reunião fora da agenda oficial entre Vorcaro e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em dezembro de 2024. Parlamentares querem ouvir esclarecimentos sobre o encontro.
A reunião contou com a participação do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, e do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, contratado para atuar no conselho consultivo do Master – ambos também são alvo de pedidos de convites na CPI do Crime.
Além de votar requerimentos, a comissão de inquérito tem previsto o depoimento do ex-deputado estadual do Rio de Janeiro Thiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Joias. Ele foi preso em setembro do ano passado após ser acusado de ter ligações com o Comando Vermelho.
(*) A informação foi divulgada inicialmente pelo site CNN BRASIL.
