Com a proximidade do Carnaval, período de grande movimentação financeira e aumento nas compras, o Santander divulgou orientações para ajudar […]

Santander divulga cinco dicas de segurança para evitar golpes no Carnaval
Com a proximidade do Carnaval, período de grande movimentação financeira e aumento nas compras, o Santander divulgou orientações para ajudar os foliões a evitarem golpes e garantirem mais segurança durante os dias de festa.
Segundo o banco, a adoção de medidas preventivas e o uso correto das ferramentas digitais são essenciais para reduzir riscos. “O Santander adota rigorosos padrões de segurança da informação e está sempre atento à proteção dos dados dos clientes. Ao redobrar os cuidados e utilizar corretamente as ferramentas de segurança digital, é possível aproveitar o Carnaval com mais tranquilidade”, afirmou Leandro Granja, diretor de segurança da informação (CISO) da instituição.
Entre as principais recomendações está a verificação do valor exibido na maquininha antes de realizar o pagamento. O banco orienta que o cliente não conclua a transação caso o valor não esteja visível ou correto.
Outra medida é priorizar o uso de carteiras digitais no celular, evitando levar o cartão físico. Caso o cartão seja utilizado, a recomendação é não entregá-lo a terceiros e sempre conferir se o cartão devolvido é o correto.
O Santander também orienta os clientes a reduzirem temporariamente os limites de transferências via Pix antes de sair para as festividades, como forma de minimizar prejuízos em caso de perda, roubo ou furto do celular. Em caso de perda, roubo ou furto do celular, busque por “Bloqueio Imediato Santander” no navegador do celular de um amigo ou qualquer dispositivo com acesso à internet, ou acesse: www.santander.com.br/bloqueioimediato;
Além disso, o banco disponibiliza o recurso de bloqueio imediato, que permite desativar rapidamente o cartão e o acesso ao aplicativo em situações de emergência, utilizando qualquer dispositivo com acesso à internet. A funcionalidade de gestão de limites também possibilita ajustar valores máximos para transações, oferecendo maior controle e proteção contra movimentações indevidas durante o período festivo.
