Brasília – A Controladoria-Geral da União (CGU) participa, nesta terça-feira (10), da Operação Over The Counter, deflagrada em conjunto com […]

Operação investiga desvios milionários no Farmácia Popular em quatro estados
Brasília – A Controladoria-Geral da União (CGU) participa, nesta terça-feira (10), da Operação Over The Counter, deflagrada em conjunto com a Polícia Federal (PF) e a Receita Federal, para apurar o desvio de milhões de reais em recursos federais do Programa Farmácia Popular do Brasil. As investigações apontam a atuação de uma organização criminosa com ramificações em diferentes regiões do país.
Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão de documentos, bens e valores, além do sequestro de contas bancárias, veículos e imóveis que somam R$ 8.725.000. As medidas atingem sete pessoas jurídicas e nove pessoas físicas investigadas no esquema. As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Federal de Dourados e são executadas nos municípios de Carazinho (RS), João Pessoa (PB), Lagoa Santa (MG) e Pirangi (SP).
A investigação teve início após uma denúncia encaminhada à Polícia Federal em Dourados (MS), envolvendo uma farmácia da cidade. A partir dos levantamentos, os investigadores identificaram indícios da existência de um grupo estruturado para a prática das fraudes.
Segundo as apurações, os suspeitos utilizavam “laranjas” para registrar, no sistema oficial do programa, a venda de medicamentos que nunca foram adquiridos ou comercializados de fato para os CPFs informados, desviando recursos públicos de forma irregular.
A CGU orienta que informações sobre esta operação ou sobre outras irregularidades envolvendo recursos federais podem ser denunciadas por meio da plataforma Fala.BR, mantida pela Ouvidoria-Geral da União (OGU). O registro pode ser feito de forma anônima, selecionando a opção “Não identificado”, e deve conter, no campo de assunto, a categoria “Operações CGU”, além do nome da operação e do estado onde ocorreu a ação.
