As opções estão em análise na Casa Branca. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, avalia a possibilidade de um […]

(Imagem: Andrew Harnik | Getty Images)

Trump avalia novo ataque ao Irã e eleva tensão no Oriente Médio

As opções estão em análise na Casa Branca. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, avalia a possibilidade de um novo e amplo ataque contra Teerã caso o governo iraniano não avance nas negociações sobre um acordo envolvendo armas nucleares com Washington.

Segundo Trump, uma eventual nova ofensiva seria “muito pior” do que o bombardeio realizado em junho. Entre os cenários discutidos estão desde ataques cirúrgicos direcionados a líderes do regime até ações de maior escala, com alvos em instalações nucleares e centros do governo iraniano.

O secretário de Defesa dos EUA afirmou que as Forças Armadas estão preparadas para executar qualquer decisão tomada pelo presidente.

Nos bastidores, a estratégia da Casa Branca seria criar as condições para uma mudança de regime no Irã. A lógica seria provocar uma reação em cadeia: ataques norte-americanos levariam a população iraniana a se revoltar, pressionar o governo e, eventualmente, provocar sua queda. Para o governo americano, há a expectativa de que os recentes protestos ganhem força e confiança para enfrentar o regime.

Em resposta ao aumento da tensão, a Guarda Revolucionária do Irã anunciou a realização de exercícios militares com munição real no Estreito de Ormuz, considerado a principal rota de exportação de petróleo do mundo.

(*)Fonte: The News

Deixe um comentário