Manaus – A gerente financeira Hydala Cristina Cardoso de Souza, de 32 anos, foi presa na quarta-feira (29), suspeita de […]

Gerente financeira de planos de saúde é presa por desvio milionário em Manaus
Manaus – A gerente financeira Hydala Cristina Cardoso de Souza, de 32 anos, foi presa na quarta-feira (29), suspeita de desviar mais de R$ 500 mil de uma empresa administradora de planos de saúde, em Manaus. A investigação aponta que ela se aproveitava do cargo de confiança para cometer o crime de estelionato.
De acordo com a Polícia Civil, a suspeita teria falsificado documentos em nome dos sócios da empresa para contratar dezenas de empréstimos, incluindo operações junto a agências públicas de fomento ao desenvolvimento de empreendimentos.
Segundo o delegado Cícero Túlio, do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), a operação resultou no cumprimento de oito mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão preventiva e quatro mandados de aplicação de medidas cautelares diversas da prisão.
A Justiça também determinou o bloqueio de recursos financeiros de três investigados. Os mandados foram cumpridos em diferentes zonas da capital, e a prisão de Hydala ocorreu na rua 5 de Abril, no bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus.
As investigações revelaram que, após os valores dos empréstimos serem creditados nas contas da empresa, o dinheiro era desviado para contas pessoais da investigada e de outros suspeitos. Também foi identificado um esquema de intermediação para facilitar a liberação de recursos junto a entidades de fomento público.
Para viabilizar os financiamentos, a gerente reunia e fotografava imagens da estrutura da empresa, enviadas às agências de fomento como parte dos processos de crédito. Ao mesmo tempo, ela induzia os gestores a acreditarem que o material seria utilizado apenas para divulgação institucional nas redes sociais.
Durante a ação policial, celulares, documentos e computadores foram apreendidos e serão submetidos à perícia. As investigações continuam para identificar outros envolvidos no esquema.
Hydala Cristina responderá pelos crimes de estelionato, associação criminosa, falsidade ideológica, falsificação de documento público e lavagem de capitais. Ela passará por audiência de custódia e permanecerá à disposição do Poder Judiciário.
(*)Fonte:PC-AM
