Irã – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que os iranianos devem continuar os protestos contra o regime […]

Trump incentiva protestos no Irã e promete “ajuda” aos manifestantes
Irã – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que os iranianos devem continuar os protestos contra o regime e “tomar as instituições” do país. A declaração foi feita por meio de uma publicação na rede social Truth Social, na qual o republicano prometeu que “a ajuda está a caminho”.
A manifestação ocorreu horas depois de Trump anunciar a imposição de uma tarifa de 25% a países que mantêm negociações comerciais com o Irã, medida que pode afetar economias como a do Brasil e, principalmente, a da China.
Apesar do apelo feito pelo presidente americano, a repressão aos protestos tem se intensificado. A reação das forças de segurança do regime iraniano elevou o número de mortos para mais de 2 mil, segundo estimativas divulgadas por organizações e observadores internacionais.
Fontes locais, no entanto, indicam que o total de vítimas pode chegar a 20 mil, com a circulação de imagens que mostram corpos enfileirados em ruas e necrotérios do país.
Para conter a divulgação das denúncias, o governo iraniano teria imposto apagões de internet, dificultando a comunicação entre manifestantes. Relatos apontam ainda que a polícia está localizando e perseguindo pessoas que publicaram vídeos dos protestos utilizando conexões via Starlink.
Em um dos casos mais graves, um manifestante preso teve a execução marcada para esta quarta-feira, acusado do crime de “inimizade contra Deus”. Segundo familiares, o jovem não passou por julgamento nem teve direito à defesa.
Apesar das declarações de Trump, ainda não há detalhes sobre como ou quando os Estados Unidos pretendem agir de forma concreta. Mesmo assim, o discurso do presidente americano elevou as expectativas de uma possível ação externa, aumentando a tensão no Oriente Médio.
(*)Fonte: The News
