Irã – Um jovem de 26 anos pode se tornar a primeira pessoa executada pelo regime iraniano desde o início […]

Foto: Reprodução

Jovem pode ser executado no Irã em meio a nova onda de protestos

Irã – Um jovem de 26 anos pode se tornar a primeira pessoa executada pelo regime iraniano desde o início da mais recente onda de protestos que se espalha pelo país. Erfan Soltani, funcionário do setor têxtil, corre risco de execução nesta quarta-feira (14), segundo alertam organizações internacionais de direitos humanos.

Soltani foi preso na noite de 8 de janeiro, nas proximidades de sua residência, no distrito de Fardis, em Karaj, cidade da região metropolitana de Teerã. Após a detenção, a família passou três dias sem qualquer informação sobre o paradeiro do jovem.

No domingo, agentes de segurança informaram aos familiares que Erfan estava sob custódia do Estado e já havia sido condenado à morte. Entidades independentes denunciam que ele não teve acesso a defesa, não foi formalmente acusado e não passou por um julgamento regular, em violação a normas internacionais de direitos humanos.

A condenação teria como base a acusação de “moharebeh”, termo jurídico-religioso utilizado pelo governo iraniano para classificar opositores como “inimigos de Deus”. No país, essa acusação pode resultar em pena capital.

A família foi autorizada a realizar apenas uma breve visita, com duração aproximada de dez minutos. De acordo com relatos, agentes indicaram que o encontro representava uma despedida final antes da possível execução.

Erfan Soltani trabalhava na indústria do vestuário e havia iniciado recentemente em uma empresa privada. Amigos o descrevem como um jovem reservado, interessado por moda e atividades físicas, sem histórico de envolvimento com grupos armados ou ações violentas.

Deixe um comentário