O aumento no valor das faturas do cartão de crédito ao longo do último ano pode ter relação direta com […]

Corridas por aplicativo disparam e chegam a alta de até 70% no Brasil
O aumento no valor das faturas do cartão de crédito ao longo do último ano pode ter relação direta com o uso de aplicativos de transporte. Em 2025, os preços das corridas subiram, em média, 56%, a maior alta anual já registrada no setor. Em algumas capitais, o reajuste se aproximou de 70%, principalmente nos horários de pico.
O avanço expressivo é resultado de uma combinação de fatores, com destaque para a adoção mais ampla da tarifa dinâmica, que tornou os preços mais sensíveis a situações do cotidiano, como chuvas intensas, grandes eventos, congestionamentos e a menor oferta de motoristas.
Outro elemento que contribuiu para a alta foi o mercado de trabalho aquecido e a redução do regime de home office, o que elevou a demanda por deslocamentos diários. Além disso, após anos operando com prejuízos para expandir suas operações, as empresas do setor passaram a buscar maior sustentabilidade financeira, repassando parte dos custos aos usuários.
Atualmente, mais de um quarto das cidades brasileiras já conta com serviços de transporte por aplicativo, enquanto cerca de 1 milhão de pessoas atuam como motoristas nas plataformas em todo o país.
(*)Fonte: The News
