Um dos acordos mais importantes do ano no mercado de inteligência artificial está prestes a ser fechado. A Meta negocia […]

Meta negocia megacordo bilionário para usar chips do Google e desafiar domínio da Nvidia
Um dos acordos mais importantes do ano no mercado de inteligência artificial está prestes a ser fechado. A Meta negocia investir bilhões para utilizar os chips do Google em seus data centers a partir de 2027 — e possivelmente no Google Cloud já em 2026. Caso o acordo seja confirmado, o Google passará a fornecer tecnologia para uma das maiores consumidoras de hardware de IA do mundo. Apenas em 2025, a Meta deve investir US$ 72 bilhões no setor.
O ponto central é que, hoje, a Nvidia domina o ecossistema de computação para IA. Mas, com o movimento, o Google — que já firmou um contrato para fornecer até 1 milhão de chips à Anthropic — reforça sua posição como um concorrente de peso e se coloca como uma sombra crescente sobre a líder do mercado. Executivos do Google Cloud projetam que a entrada de novos clientes pode garantir uma fatia relevante nesse segmento, potencialmente alcançando o equivalente a 10% da atual receita anual da Nvidia, estimada em US$ 130 bilhões.
O mercado já reagiu. As ações do Google subiram cerca de 4% depois que as negociações com a Meta se tornaram públicas, enquanto os papéis da Nvidia caíram 3% no mesmo período — um indício de que Wall Street enxerga no acordo um novo capítulo na disputa pelo futuro da computação em IA.
