A delegação amazonense encerrou o primeiro bloco das Paralimpíadas Escolares 2025 com desempenho histórico: 35 medalhas no atletismo – sendo […]

FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Amazonas Fecha 1º bloco das Paralimpíadas Escolares com 35 medalhas e oito recordes

A delegação amazonense encerrou o primeiro bloco das Paralimpíadas Escolares 2025 com desempenho histórico: 35 medalhas no atletismo – sendo 17 de ouro, 11 de prata e 7 de bronze – além de oito recordes escolares nacionais, marcas inéditas para o estado. O resultado coloca o Amazonas na 13ª posição geral no quadro de medalhas do evento.

Considerado o maior evento esportivo do mundo voltado exclusivamente a estudantes com deficiência, as Paralimpíadas Escolares reúnem anualmente delegações de todo o país no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), as disputas envolvem jovens de 10 a 18 anos em diversas modalidades adaptadas, promovendo inclusão e desenvolvimento esportivo.

Nesta terça-feira (25/11), os atletas que compõem o segundo bloco já estão em São Paulo para o congresso técnico, pesagem do judô e etapas classificatórias. A nova fase reunirá provas de natação, badminton, tênis de mesa, judô e bocha, com competições até sexta-feira (28/11).

O chefe da delegação do Amazonas, Joniferson Vieira, destacou a evolução do paradesporto no estado. “Os oito recordes escolares mostram o quanto nossos estudantes estão preparados para competir em alto nível. É um resultado histórico, e seguimos confiantes para o segundo bloco”, afirmou.

Entre os destaques da primeira fase está o atleta Ismael Tavares, de 16 anos, que conquistou três medalhas de ouro e quebrou dois recordes nas provas dos 100m e 400m da classe T45 Sub-18, além de vencer o salto em distância. Estudante da Escola Estadual Professor Cleômenes do Carmo Chaves, Ismael celebrou a conquista. “Este é meu primeiro ano no atletismo e já consegui resultados que nunca imaginei. Quero continuar evoluindo e representando bem o Amazonas”, disse.

Abaixo, a lista completa de medalhistas do estado:

OURO
– Ismael Martins Tavares: 400m (recorde), 100m (recorde), salto em distância
– Efraim Costa da Silva: 800m (recorde), 1500m (recorde)
– Cleonor Camarão: 800m (recorde)
– Abraão de Almeida Moura: 800m (recorde), 1500m
– Raianne Vitória Rabelo: 800m (recorde), 400m, 100m
– Débora Vitória: 200m (recorde), 400m (recorde), 100m (recorde)
– Manassés Cruz: arremesso de peso
– Kauã Bryan Maricaua Melo: salto em distância
– Shayla Wanessa: arremesso de peso

PRATA
– Ludmarlon Souza: arremesso de peso; lançamento de disco
– Cleonor Camarão: 400m; 100m
– Thayla Pereira: 400m
– Abraão de Almeida: 400m
– Manassés Santos: lançamento de disco
– Kauã Bryan Maricaua Melo: 100m; arremesso de peso
– Shayla Wanessa Teles Silva: 100m; 200m

BRONZE
– Manassés Cruz: lançamento de dardo
– Richard Miguel: 400m; 100m
– Efraim Costa da Silva: 100m
– Thayla Pereira: 200m
– Alex Andrey: salto em distância
– Aldemir Tavares: lançamento de dardo

(*)Fonte: Secom

Deixe um comentário