A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, nesta quarta-feira (19), uma aeronave vinda da Venezuela que entrou no espaço aéreo brasileiro […]

(Foto: Divulgação FAB)

FAB intercepta aeronave suspeita vinda da Venezuela em área Yanomami

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, nesta quarta-feira (19), uma aeronave vinda da Venezuela que entrou no espaço aéreo brasileiro sem plano de voo e sem contato com o controle de tráfego. O avião sobrevoava a Terra Indígena Yanomami, em Roraima, e é suspeito de ligação com o narcotráfico.

Por volta das 7h, radares da FAB detectaram a entrada da aeronave no Brasil em situação irregular, enquadrando-a como suspeita conforme o Decreto nº 5.144/2004. Duas aeronaves A-29 Super Tucano decolaram imediatamente para realizar a interceptação e aplicar as Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo.

Inicialmente, foram adotadas as medidas de averiguação, destinadas a identificar a aeronave e monitorar seu comportamento. Em seguida, foram aplicadas medidas de intervenção, ordenando que o piloto alterasse a rota e realizasse pouso em aeródromo indicado pela FAB. Sem qualquer resposta da aeronave suspeita, os militares realizaram o Tiro de Aviso. Diante da continuidade da resistência, o avião foi reclassificado como hostil e passou a estar sujeito ao Tiro de Detenção, conforme previsto em lei.

O piloto acabou pousando em uma pista de terra na região de Surucucu, já em território brasileiro. Um helicóptero H-60 Black Hawk transportou uma equipe para isolar a área e garantir a segurança do local. Ao chegarem, os militares verificaram que o piloto havia fugido. Uma equipe do Comando Conjunto Catrimani II foi deslocada para neutralizar a aeronave, que estava com matrícula adulterada.

A Força Aérea destacou que atua continuamente para garantir a segurança da navegação aérea e a soberania do espaço aéreo do país.

(*)Fonte: D24Am

Deixe um comentário