A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), deflagrou nesta terça-feira […]

PC-AM desmonta esquema de falsos consórcios e prende dois suspeitos em Manaus
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), deflagrou nesta terça-feira (18/11) a Operação Consórcio de Papel, que resultou na prisão temporária de dois integrantes de um grupo criminoso suspeito de aplicar golpes com falsos consórcios na capital. Os presos, uma mulher de 22 anos e um homem de 25, foram detidos após o cumprimento de mandados de busca e apreensão em diferentes zonas da cidade.
As investigações começaram depois que dez vítimas procuraram a delegacia relatando prejuízos financeiros. Segundo o delegado Rafael Guevara, o grupo anunciava em redes sociais ofertas de móveis, imóveis e veículos, prometendo crédito rápido para atrair interessados. Para dar aparência de legitimidade, os suspeitos criaram duas empresas “fantasmas” com nomes quase idênticos ao de uma administradora oficial autorizada pelo Banco Central, além de utilizar de forma indevida sua logomarca em contratos falsos.
As vítimas eram induzidas a pagar valores de entrada acreditando que seriam contempladas rapidamente com imóveis ou veículos — o que nunca ocorria. A dupla foi presa em um escritório na zona sul, e outros endereços ligados ao esquema também foram alvo da operação nas zonas oeste e leste.
Os suspeitos responderão por estelionato, crimes contra as relações de consumo e associação criminosa. Outros dois envolvidos — Jhonatan Cunha dos Santos Silva e Rebeca Ingrid da Silva Campos — seguem foragidos. Informações sobre o paradeiro podem ser repassadas à Decon pelo número (92) 99962-2731, aos canais da Polícia Civil (197 / 3667-7575) ou ao 181 da SSP-AM. Conforme a PC-AM, o sigilo do informante é garantido.
(*) Fonte: PC-AM
