Enquanto alguns imaginam um futuro com carros voadores, outros visualizam algo ainda mais disruptivo: a possibilidade de “editar” bebês antes […]

Startup quer corrigir DNA de embriões antes do nascimento
Enquanto alguns imaginam um futuro com carros voadores, outros visualizam algo ainda mais disruptivo: a possibilidade de “editar” bebês antes de nascerem. A startup Preventive levantou US$ 30 milhões para investigar se é possível, de forma segura, corrigir “erros” no DNA de um embrião antes de seu desenvolvimento — algo comparável a ajustar um defeito de fábrica, só que em nível biológico.
A pesquisa se baseia na tecnologia de edição genética, capaz de localizar trechos específicos do código genético e alterar, substituir ou apagar informações que possam causar doenças. Assim, se um gene defeituoso estiver ligado a um problema cardíaco, por exemplo, seria possível tentar corrigi-lo antes que o bebê se forme.
Agora, a Preventive busca entender como garantir que a alteração de um gene não desencadeie efeitos indesejados no futuro. A grande pergunta é: quanto tempo falta até que a ciência permita, de fato, a criação de bebês geneticamente otimizados?
(*)Fonte: The News
