A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra a Pessoa Idosa (DECCI), emitiu um […]

PC-AM alerta idosos sobre golpes e reforça cuidados em agências bancárias
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra a Pessoa Idosa (DECCI), emitiu um alerta para que os idosos redobrem a atenção em agências bancárias, especialmente no início e fim de cada mês, períodos em que há maior movimentação por conta do pagamento de salários e benefícios sociais.
Segundo a delegada Larissa Barreto, os criminosos costumam se passar por funcionários de bancos, dentro ou próximo das agências, abordando as vítimas com a falsa intenção de ajudar em saques, uso de caixas eletrônicos ou resolução de supostos problemas.
“O principal objetivo desse falso auxílio é conquistar a confiança dos idosos para, posteriormente, induzi-los a realizar transações bancárias ou até contrair empréstimos. Em alguns casos, os golpistas chegam a trocar o cartão das vítimas sem que percebam”, explicou a delegada.
Larissa reforça que é essencial que familiares, amigos e pessoas próximas orientem os idosos sobre os riscos e ajudem a prevenir golpes. Entre os mais comuns estão: sequestro relâmpago após saque, troca de cartão, golpe do falso funcionário por telefone, phishing, golpe do Pix, empréstimo consignado fraudulento, WhatsApp clonado e investimentos falsos.
“Todos esses crimes têm em comum a exploração da confiança e da distração das vítimas. Por isso, é fundamental desconfiar de qualquer ligação, mensagem ou abordagem que envolva pedidos de dinheiro ou informações pessoais”, alertou a delegada.
Ela recomenda que as senhas sejam guardadas em local seguro — de preferência apenas na memória — e que transações sejam realizadas apenas dentro das agências, sempre com a ajuda de funcionários identificados. Em hipótese alguma o idoso deve aceitar auxílio de desconhecidos em caixas eletrônicos.
Denúncias
Boletins de Ocorrência (BOs) sobre crimes financeiros contra pessoas idosas podem ser registrados em qualquer unidade policial ou diretamente na sede da DECCI, localizada na rua do Comércio, bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul.
As denúncias também podem ser feitas pela Delegacia Virtual: delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal.
Outras opções são os canais de denúncia anônima: 197 ou (92) 3667-7575 (disque-denúncia da PC-AM), 181 (Secretaria de Segurança Pública – SSP-AM) e Disque 100, dos Direitos Humanos.
(*) Fonte: PC-AM
