O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas), deu início, nesta segunda-feira […]

Fotos: Gabriel Bianchi/Seas

Centros de Convivência reforçam prevenção e autocuidado no Novembro Azul

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas), deu início, nesta segunda-feira (03/11), à programação da campanha Novembro Azul nos Centros Estaduais de Convivência da Família e do Idoso (Ceci). A ação ocorre simultaneamente nas sete unidades administradas pela Seas, com o objetivo de conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A programação inclui palestras, caminhadas e rodas de conversa com os grupos de convivência, abordando temas sobre o autocuidado, a saúde física e emocional dos homens. A iniciativa busca quebrar tabus e incentivar o cuidado contínuo com a saúde, ressaltando que o diagnóstico precoce pode salvar vidas.

A diretora do Centro de Convivência da Família 31 de Março, Lene Vieira, destaca que o trabalho de conscientização envolve homens e mulheres, que se tornam multiplicadores das informações em casa e na comunidade.

“Eles participam das atividades e, a partir daí, incentivam esposos, filhos, netos e vizinhos a procurarem os serviços de saúde regularmente, sem esperar o aparecimento dos sintomas”, afirmou.

Entre os frequentadores do centro está o aposentado Edilson da Silva Nascimento, 80, que participa das aulas de pilates com a esposa, Maria Renilda, e realiza os exames de rotina com frequência.

“Frequento o centro desde o início das atividades. Depois que me aposentei, entendi a importância de envelhecer com saúde e vitalidade”, disse.

O também aposentado Carlos Oliveira, 69, compartilha da mesma visão. Ele realiza exames anualmente e participa das campanhas de conscientização.

“Precisamos nos cuidar. Aqui no centro recebemos incentivo constante para isso”, destacou.

A coordenadora dos Centros de Convivência, Rita Abecassis, ressalta que as ações de promoção da saúde do homem são trabalhadas durante todo o ano, mas ganham mais força em novembro, com a campanha nacional.

“O Novembro Azul é essencial para quebrar barreiras e preconceitos em relação ao autocuidado, especialmente quanto ao exame de toque retal, que ainda enfrenta resistência. É um movimento global pela saúde do homem e pela prevenção do câncer de próstata”, explicou.

Os Centros Estaduais de Convivência, administrados pela Seas, estão localizados em diferentes zonas de Manaus e atuam no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Os espaços oferecem atividades voltadas a todas as faixas etárias, incluindo esportes, lazer, cultura, capacitação profissional e atendimentos fisioterapêuticos pelo Projeto Mais Vida, promovendo qualidade de vida e bem-estar à população.

(*) Fonte: Secom

Deixe um comentário