As vendas de bares e restaurantes registraram queda de quase 5% em setembro em relação a agosto e cerca de […]

Bares e restaurantes enfrentam queda nas vendas e desafios no setor
As vendas de bares e restaurantes registraram queda de quase 5% em setembro em relação a agosto e cerca de 4% na comparação com o mesmo mês de 2024, interrompendo três meses de estabilidade no setor. Segundo especialistas, o alto endividamento das famílias tem levado à redução de gastos com lazer e alimentação fora de casa.
A inflação acumulada do segmento atingiu 8,24% em 12 meses, bem acima do IPCA geral de 5,17%, refletindo o aumento nos custos de insumos, energia e aluguel. Na prática, isso encareceu refeições em restaurantes e bares, fazendo com que almoços de trabalho ou jantares casuais pesem mais no bolso do consumidor.
Outro fator que deve impactar o setor é o recente escândalo da adulteração de bebidas com metanol, revelado no final de setembro. A expectativa é de que muitos consumidores evitem drinks alcoólicos, o que pode provocar queda ainda mais acentuada nas vendas em outubro. Em 2024, o setor movimentou cerca de R$ 430 bilhões, mostrando a relevância econômica e o potencial impacto da combinação entre fatores econômicos e sanitários.
(*) Fonte: The News