Manaus – A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc-AM), em parceria com a Universidade do Estado do […]

Seduc e UEA abrem inscrições para mestrado em Letras e Artes voltado a professores da rede estadual
Manaus – A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc-AM), em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), abriu inscrições para o processo seletivo do Mestrado Acadêmico em Letras e Artes, oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes (PPGLA) da UEA. As inscrições podem ser feitas até as 23h59 (horário local) do dia 31 de outubro.
O curso é resultado do convênio UEA/Seduc nº 22/2022 e oferece vagas exclusivas para professores e pedagogos da rede pública estadual, que poderão se tornar pesquisadores e Mestres em Letras e Artes. As informações completas sobre o processo seletivo estão disponíveis na página da UEA, pelo link https://shre.ink/o0G2. A iniciativa integra o Projeto Prioritário Mestre Qualificado, do programa Educa+Amazonas, do Governo do Estado.
Na primeira etapa do programa, foram ofertadas 50 vagas para os mestrados em Ciências Humanas e em Educação, voltadas a educadores de Manaus e Tefé. Segundo a gerente de Articulações e Desenvolvimento Profissional da Seduc, Darle Teixeira, o convênio garante que o professor selecionado possa se dedicar integralmente aos estudos, com direito a afastamento e progressão na carreira.
Nesta nova seleção, são oferecidas 25 vagas, sendo cinco reservadas para servidores da rede estadual. Os candidatos poderão escolher entre três linhas de pesquisa: Arquivo, memória e interpretação; Linguagem, discurso e práticas sociais; e Teoria, crítica e processos de criação.
O processo seletivo será dividido em quatro etapas: análise do projeto de pesquisa, prova escrita de conhecimento específico, entrevista individual e prova de proficiência em língua estrangeira. Todas as fases ocorrerão em Manaus. O resultado final será divulgado em 9 de dezembro, e as matrículas deverão ser realizadas nos dias 15 e 16 do mesmo mês.
A Seduc assegura o afastamento remunerado dos profissionais do magistério que forem aprovados, reforçando o compromisso de formar educadores-pesquisadores capazes de transformar a prática pedagógica por meio da pesquisa e da qualificação acadêmica.
(*) Secom