A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) registrou resultados expressivos no combate ao crime durante o mês de setembro. No período, […]

PMAM apreende 3,2 toneladas de drogas e captura 67 foragidos da Justiça em setembro
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) registrou resultados expressivos no combate ao crime durante o mês de setembro. No período, a corporação apreendeu 3,2 toneladas de entorpecentes — um aumento de 26% em relação ao mesmo mês de 2024, quando foram retiradas de circulação 2,5 toneladas de drogas. Além disso, 67 foragidos da Justiça foram capturados, número 20% maior que o do ano anterior.
As apreensões ocorreram em Santa Isabel do Rio Negro, Manaus, Tefé e Urucará. A maior parte do material era composta por maconha do tipo skunk, além de oxi, cocaína e outras drogas. As operações foram conduzidas por unidades especializadas, como a Companhia de Operações Especiais (COE), as Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) e o 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Tefé.
Segundo o comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, o desempenho foi o segundo melhor do ano em apreensões de entorpecentes, refletindo o empenho das tropas no enfrentamento ao tráfico que atua nas rotas de entrada de drogas no Estado.
— Estamos atuando de forma firme no combate ao tráfico e ao narcotráfico, e os números mostram o resultado desse trabalho. A Polícia Militar vem batendo recordes de apreensão tanto na capital quanto no interior. Seguiremos com ações estratégicas de policiamento e uso de inteligência para coibir esse tipo de crime — afirmou o coronel.
Captura de foragidos
Dos 67 foragidos da Justiça presos em setembro, 57 foram localizados em Manaus, sete em Lábrea, dois em Fonte Boa e um em Eirunepé. Entre os crimes pelos quais respondiam estão roubo, tráfico de drogas, estupro de vulnerável, homicídio, estelionato e feminicídio. As unidades com maior número de capturas foram a Rocam, a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Lábrea e as 14ª e 24ª Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms).
Armas e prisões
Durante o mesmo período, a PMAM prendeu 202 pessoas e apreendeu 19 adolescentes. As ações também resultaram na apreensão de 62 armas de fogo, entre pistolas, revólveres, espingardas, armas caseiras, fuzil, escopeta, rifle e submetralhadora.
Tecnologia e investimentos
As operações de captura têm sido reforçadas pelo uso do Sistema Paredão, que utiliza tecnologia de reconhecimento facial. Desde sua implantação, em junho, o sistema já auxiliou no cumprimento de mais de 857 mandados de prisão. O Governo do Amazonas também tem investido em novas viaturas equipadas com tecnologia embarcada para leitura automática de placas, ampliando o alcance das ações de segurança tanto na capital quanto no interior.
