Manaus – O Programa RecuperaFone, coordenado pelo Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC) da Secretaria de Segurança Pública […]

RecuperaFone devolve mais de 800 celulares aos donos em mutirão da SSP-AM
Manaus – O Programa RecuperaFone, coordenado pelo Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC) da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), segue devolvendo celulares aos proprietários durante mutirão realizado nesta quinta-feira (28/08) e que continua nesta sexta-feira (29/08). As entregas acontecem das 9h às 16h, na sede do programa, localizada na rua 7, no Conjunto Celetramazon, Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus.
O ajudante de caminhão Gutierre Gomes foi um dos beneficiados. “Ainda faltava uma prestação, eu não esperava, não tinha nem esperança mais. Estou feliz, muito obrigado e agradeço à equipe toda”, disse ao receber seu celular de volta. Ao todo, 1.036 pessoas tiveram o nome publicado no edital divulgado pela SSP-AM na última segunda-feira (25/08).
Assim como Gutierre, a autônoma Suelani de Jesus também recuperou seu aparelho após dois anos. “Esse trabalho é muito significante. Às vezes, as pessoas são furtadas e até perdem a esperança de recuperar seus bens, e esse trabalho devolve não só o aparelho, mas também a dignidade”, destacou Suelani.
Para retirar o celular, o proprietário deve apresentar documento com foto e a nota fiscal do aparelho, ou a caixa do celular, ou ainda o Boletim de Ocorrência (BO). A coordenadora do programa, Carolina Kanitz, reforçou a importância da presença dos donos para resgatar seus dispositivos. A lista completa com os nomes pode ser conferida no site da SSP-AM: https://www.ssp.am.gov.br.
“Cada restituição reforça a confiança da sociedade no RecuperaFone e no trabalho do NIRC. O cidadão que comparece para reaver seu celular contribui para a redução de roubos e furtos, desestimula a prática criminosa e recupera a dignidade perdida com o crime”, afirmou Kanitz.
Este é o terceiro mutirão de restituição de aparelhos realizado em 2025 e o quinto desde o início das atividades do programa, em setembro de 2024. Até o momento, foram recuperados 6.500 celulares em 33 operações e 91 fiscalizações em lojas e assistências técnicas, resultando em 94 prisões por roubo, furto e receptação qualificada.
(*) Com informações: SSP-AM